EDUCAÇÃOMANAUS

Prefeitura lança pacote com programas e projetos para a educação municipal de Manaus

Os programas e projetos serão desenvolvidos em parceria com outros setores da Semed, além de empresas e instituições parceiras

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou na tarde desta última terça-feira, (31/8), um pacote com programas e projetos para a educação básica municipal, visando melhorar a gestão escolar e ajudar os alunos com dificuldade no processo de ensino e aprendizagem. Ao todo, são dez programas/projetos, que foram apresentados durante o 1º workshop coordenado pela Subsecretaria de Gestão Educacional (SGE), Departamento de Gestão Educacional (Dege), Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage), realizado no auditório da prefeitura, no bairro Compensa, zona Oeste.

Os programas e projetos serão desenvolvidos em parceria com outros setores da Semed, além de empresas e instituições parceiras, que ajudarão no desenvolvimento de atividades educacionais, artísticas, culturais, esportivas, de saúde e de cidadania e contará com profissionais de educação física, nutricionistas, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

De acordo com o tema do ano letivo, “Família e Escola: construindo a excelência na educação, em prol de uma Manaus melhor para se viver”, os programas e projetos também contam com o apoio dos pais e responsáveis. Para ajudar os alunos que estão com dificuldades, as famílias receberão orientações da equipe multidisciplinar.

“Esse pacote de projetos é um trabalho que tem a transversalidade com todos os departamentos e o total apoio de toda infraestrutura da rede municipal de ensino. É um trabalho que extrapola a questão pedagógica, porque envolve esporte, alimentação, a participação da família, nutrição, enfim. É um trabalho que vale a pena e que será um marco e um símbolo da na gestão do prefeito David Almeida. E a ideia é que eles aconteçam em todas as escolas que estão com ensino 100% presencial”, explicou o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino. 

Conforme o subsecretário de Gestão Educacional, Carlos Guedelha, o pacote de projetos proporciona um ensino diferenciado, que vai além dos muros da escola e que fazem parte do plano de governo do prefeito David Almeida. 

“São projetos que buscam construir educação fora do currículo, educação não formal ou formal, envolvendo atividades e metodologias diversas. E alguns já estão em execução, como o projeto Movimentes, que trabalha várias disciplinas de forma interdisciplinar, por meio da educação física”, ressaltou Guedelha.

A chefe da Dage, Ruth Moreira, explicou que um dos objetivos do trabalho que vai ser feito a partir dos projetos é auxiliar os alunos com dificuldade de aprendizagem.

“Estamos muito felizes com o evento de hoje, mas vamos ficar mais felizes ainda quando ver esses projetos transformando as vidas das nossas crianças. E isso é muito positivo. O nosso maior anseio, enquanto secretaria, é que esses projetos possam alcançar nossos alunos onde quer que eles estejam”, frisou. 

Ações

“Manaus somos todos educadores” – o objetivo é desenvolver parcerias com empresas e instituições para promoção de atividades educacionais, artísticas, culturais, esportivas e de cidadania.

“Escola Comunidade em Ação: a parceria que transforma” – tem a intenção de transformar as escolas em espaços culturais para a comunidade nos fins de semana.

“Programa Nacional das Escolas Cívico Militares (Pecim)” – é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

“Família na Escola é 10” – idealizado em parceria com o Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp), para aproximar as famílias da escola, principalmente no período de pandemia, desenvolvendo desta uma rede de atenção em prol dos alunos.

“Movimentes” – é um projeto de intervenção educacional que trabalha por meio da psicomotricidade as habilidades cognitivas da escrita, leitura e cálculo, tendo em vista que o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

“Educar pelo Esporte” – busca promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida dos estudantes da rede municipal de ensino.

“Programa Minha Escola Saudável” – pretende desenvolver um trabalho multidisciplinar contínuo buscando a mudança de comportamento relacionada aos hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis no cenário da rede pública municipal de educação, na prevenção e controle epidemiológico do Diabetes mellitus e obesidade.

“Projeto Juventude Consciente” – agrega os projetos da Dage, que atuam para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, protagonismo estudantil, melhoria estrutural do espaço escolar, incentiva as parcerias institucionais, desenvolve ações em diversos eixos.

“Vumbora EJA” – o projeto estimula a prática de hábitos saudáveis no cotidiano escolar, comunitário e domiciliar com foco na saúde mental e financeira.

“Projeto Movimenta Semed” – pretende contribuir para melhoria na qualidade de vida dos servidores da Semed, por meio da implantação de atividades físicas.

Foto – Alex Pazuello / Semed

Pular para o conteúdo