AMAZONASDESTAQUE

Imprensa Oficial completa 129 anos registrando, publicando e imprimindo a história do Amazonas

Desde sua criação, em 31 de agosto de 1892, a IOA vem passando por significativas mudanças e acompanhando a evolução das tecnologias

Dos decretos da Belle Époque à inauguração do Teatro Amazonas, da criação da Zona Franca à proclamação da Constituição Estadual, das maiores secas e cheias dos rios às ações relativas à Copa do Mundo e ao enfrentamento da pandemia. A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) completa nesta terça-feira (31/08) 129 anos de existência registrando, publicando e imprimindo estes e outros fatos da história do estado.

Seja na forma de lei ou como impressos gráficos, desde o dia 31 de agosto de 1892 – apenas três anos após a Proclamação da República do Brasil –, a IOA vem registrando importantes pontos da memória do país e do Amazonas. Hoje, como uma autarquia do Poder Executivo estadual, possui atribuições que vão além do seu objetivo inicial de dar publicidade aos atos legais e administrativos de governos.

Da época da impressão por linotipos e rotoplanas, quando as páginas do Diário Oficial eram montadas em chapas de ferro manualmente “letra por letra”, até a digitalização dos anos 2000 e a atual fase 100% eletrônica e virtual do DOE, a Imprensa Oficial do Amazonas vem passando desde então por significativas mudanças, acompanhando a evolução das tecnologias e a modernização de processos e atividades no seu Parque Gráfico.

Atualmente, além de um Diário Oficial disponível em poucos cliques na rede mundial de computadores, a IOA ampliou suas competências para se tornar a gráfica oficial e a editora oficial do Estado, produzindo impressos gráficos e comunicação visual de última geração e desenvolvendo editoração de livros e publicações com qualidade, além, é claro, de gerir a informação oficial do Amazonas pelos seus acervos históricos e por plataformas inteligentes, como o Legisla.AM.

“A Imprensa Oficial sempre acompanhou a mudança dos tempos, e hoje é uma instituição centenária que produz e que faz parte da história do nosso Estado. Todos aqui, servidores novos, servidores mais antigos, aqueles que já passaram por aqui, tiveram e têm papel fundamental nisso. Temos orgulho de sermos Imprensa Oficial”, reforçou o diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr. A autarquia, hoje, conta com 177 servidores entre suplementaristas, celetistas, comissionados, terceirizados e estagiários.

É olhando para o passado e registrando diariamente os acontecimentos do presente que a IOA projeta para o futuro novos desafios: a contínua modernização do seu Parque Gráfico, a manutenção da guarda e da conservação da memória oficial do Estado do Amazonas e a disponibilização de soluções em tecnologia em favor da informação oficial e da transparência de dados para o cidadão amazonense.

‘Faces da nossa história’ 

As comemorações pelo aniversário de 129 anos da IOA já começaram e devem se estender pelos próximos meses, até a data dos 128 anos do Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE), em 15 de novembro. Uma campanha que, entre suas ações, apresentará uma exposição cultural chamada “Faces da Nossa História”, percorrerá shoppings e centros culturais de Manaus levando à população, em forma de entretenimento, um pouco da história da Imprensa Oficial e, claro, da história do Amazonas.

Tombamentos de prédios e monumentos, reconhecimentos de patrimônios culturais – a exemplo do Boi-Bumbá de Parintins, do sanduíche X-Caboquinho e das cachoeiras de Presidente Figueiredo –, legislações e outros atos oficiais relevantes no desenrolar da história do estado vão estar estampados na exposição: arte e cultura, natureza e turismo, indústria e economia, educação e ciência, povos indígenas e ribeirinhos, crenças e religiosidade, entre outros.

“A exposição cultural atribuída à campanha ‘Faces da Nossa História’ é uma grande homenagem à Imprensa Oficial e aos servidores da autarquia, uma homenagem à memória do Estado do Amazonas e à história do povo amazonense. Nas próximas semanas, a população poderá conhecer um pouco mais sobre a IOA e a importância dessa instituição que há 129 anos registra os fatos e os atos oficiais do Amazonas”, ressaltou a assessora de comunicação Larissa Albuquerque.

Sobre a Imprensa Oficial 

Quase completando 130 anos de criação, a IOA é uma autarquia responsável pela publicação do Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE), pela produção de serviços gráficos e editoriais para órgãos da administração pública e pela gestão de acervos antigos. A instituição fica localizada na rua Doutor Machado, nº 86, Centro, e está disponível na internet no endereço imprensaoficial.am.gov.br. O número para contato é o (92) 2101-7500.

Fotos: Winnetou Almeida

Pular para o conteúdo