SEGURANÇA

Serviço de Apoio Emergencial à Mulher da Cidade de Deus já registrou 888 atendimentos em 2021

Sapem Norte funciona anexo à 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom)

De janeiro a junho de 2021, o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher da Cidade de Deus (Sapem Norte), localizado na avenida Nossa Senhora da Conceição, s/n, zona norte, registrou 888 atendimentos a mulheres vítimas de violência. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (24/08), durante o evento Café com Sapem, em alusão aos 15 anos da Lei Maria da Penha.

A unidade funciona dentro da Delegacia da Mulher – anexa ao 13º Distrito Integrado de Polícia (DIP) -, e integra a Nova Rede Mulher, projeto da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que executa ações que viabilizam o combate e o enfrentamento à violência contra a mulher.

Os 888 atendimentos resultaram em 596 encaminhamentos para o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (510) e para as demais instituições que fazem parte da rede de proteção (86).

A secretária Mirtes Salles reforçou que desde o início do mês, as equipes da Sejusc estão empenhadas no engajamento da campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

“Estamos promovendo eventos, encontros, palestras e capacitação de profissionais que atuam na rede de proteção em vários municípios. As mulheres não podem se calar, pois há uma rede de proteção no Estado do Amazonas a pronto combate para esse tipo de violência”, disse a secretária.

De acordo com a secretária executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, Maricília Costa, o governador Wilson Lima é o principal incentivador do combate à violência contra a mulher no Amazonas.

“O governador Wilson Lima e a primeira-dama Taiana Lima estão empenhados em promover ações que reforcem a rede de proteção. As mulheres amazonenses podem ter a certeza que podem contar com o Estado para o rompimento desse ciclo de violência”, afirmou.

Ampliação 

As unidades do Sapem são a porta de entrada para a rede de atendimento às mulheres em situação de violência, realizando atendimento psicossocial, atendimento social, psicológico e orientação jurídica, bem como encaminhamento para o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e para outros órgãos competentes.

No início deste mês, o Governo do Amazonas inaugurou o Sapem Leste, anexo ao 9° Distrito Integrado de Polícia (DIP), na rua Miguel Faraday, 210, bairro São José Operário. Além das unidades já instaladas (Sapem Centro-Sul, Sul e Norte), o serviço deve ser ampliado em mais duas unidades: anexo ao 8° e 17° DIPs, nos bairros Compensa e Redenção, zonas oeste e centro-oeste, respectivamente.

Os números para contato são: (92) 98483-5052 (Sapem Norte), 98500-6400 (Sapem Leste), 98483-5974 (Sapem Centro-Sul) e 8484-1012 (Sapem Sul), além do 180 (Central de Atendimento à Mulher).

Pular para o conteúdo