EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação promove palestras, oficinas e exposições em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência

Programação segue até sexta-feira (27/08), nas escolas estaduais de Manaus

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio da Gerência de Atendimento Educacional Especial (GAEE), realizou, nesta segunda-feira (23/08), a abertura da 14ª Semana da Pessoa com Deficiência, que, neste ano, tem como tema “Educação Inclusiva: um novo olhar para o Público da Educação Especial”. A atividade tem como objetivo sensibilizar a sociedade em geral quanto à inclusão escolar e social de estudantes com deficiência, fomentar o debate e apresentar práticas pedagógicas voltadas ao público da Educação Especial.

A abertura da semana de atividades foi marcada pela “Mostra de Materiais Pedagógicos Adaptados”, desenvolvida pelos professores da rede pública estadual que trabalham com esse público. A exibição foi exposta na sede da Secretaria de Educação, na zona sul de Manaus.

“Nesta abertura, nós trouxemos a ‘Mostra de Materiais Pedagógicos’ e buscamos promover a sensibilização acerca da Educação Especial, pois a acessibilidade só acontece quando toda a sociedade consegue compreender as demandas desse grupo. Estes estudantes têm direitos que devem ser cumpridos, inclusive, o acesso à educação digna”, explicou a gerente do GAEE, Lucilene Macedo.

Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 5,5 mil estudantes da Educação Especial matriculados em escolas regulares, da capital e interior, e 501 matriculados nas unidades especializadas de Manaus.

Programação 

A demanda requer atenção e, por isso, a programação da 14ª Semana da Pessoa com Deficiência segue até a sexta-feira (27/08), nas escolas estaduais da capital. 

A estudante com deficiência múltipla, Maria Júlia, da Escola Estadual (EE) Dom João de Souza Lima, falou sobre a importância de participar de atividades que promovam a inclusão: “É uma ótima iniciativa para nós, estudantes com deficiência, pois, como sempre digo: nos estimula a aprender mais e nos motiva a participar das atividades da escola”, explicou a aluna.

Outro apoio à rotina do estudante da Educação Especial fica por conta dos materiais utilizados nas escolas. “Nosso objetivo com a Semana da Pessoa com Deficiência é mostrar ao nosso público como acontece a inclusão de alunos com deficiência nas escolas públicas do estado. Por isso, a ideia é que aconteça a exposição dos materiais adaptados desenvolvidos para atender ao público que possui deficiência física, intelectual ou múltipla, usados pelos professores”, reforçou a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), Helen Matute.

Pular para o conteúdo