CIDADANIA

PACs em Manaus serão reformados através do processo de modernização do Governo do Estado

Além da capital, cinco novas unidades devem ser instaladas em municípios estratégicos do interior do estado

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), iniciou nesta semana o processo de modernização das unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), para melhor atender à população. O primeiro que será reformado é o PAC Compensa, com previsão de entrega para 30 dias.

Depois dele, será a vez das unidades do Alvorada e do Educandos passarem por revitalização. De acordo com a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, toda essa modernização foi um pedido do governador Wilson Lima, a fim de qualificar os serviços oferecidos nos locais, propiciando mais conforto e segurança à população.

“Hoje o Governo do Estado começa um novo tempo nestes serviços de cidadania, com a reforma e modernização do PAC Compensa, e depois vamos seguir um cronograma com as demais unidades aqui da capital. Além disso, estamos em processo de criação do agendamento on-line dos serviços, para facilitar a vida do usuário e evitar aglomerações”, destacou a gestora.

Importante ressaltar que, durante a reforma, os serviços do PAC Compensa vão ser agendados para a unidade do Alvorada, localizada na avenida Desembargador João Machado, 4.922. Para a secretária executiva de Cidadania, France Mendes, os atendimentos seguem normais, apenas sendo direcionados para outro local.

“Não vai haver nenhum prejuízo à população, pois vamos dar continuidade na realização dos serviços oferecidos no Alvorada que são: emissão de RGs, reprografia, Bradesco, Junta Militar, Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) e Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas). Ou seja, vamos dobrar a capacidade”, afirmou France.

A Secretaria assinala que os agendamentos para a emissão de identidades seguem sendo feitos por telefone, das 14h às 17h, para casos emergenciais como benefícios, saúde e trabalho.

Interior 

O Governo do Estado também tem trabalhado para expansão dos PACs no interior e está realizando estudo técnico para a instalação de cinco unidades em municípios polos. São eles: Humaitá, Lábrea, Tabatinga, Presidente Figueiredo e Maués. Hoje o Amazonas conta com unidades de Pronto Atendimento em Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins.

Pular para o conteúdo