CIDADANIA

Sejusc realiza café da manhã com associações voltadas às Pessoas com Deficiência

Reunião foi realizada nesta segunda-feira (23/08) e faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou na manhã desta segunda-feira (23/08), um café com associações que prestam assistência a Pessoas com Deficiência (PcDs), na sede da pasta, na rua Bento Maciel, conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. O evento faz parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Organizado pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, a reunião contou também com apresentação de dados referentes aos trabalhos efetivados pela pasta: documentos emitidos, atendimentos realizados e visitas aos municípios do Amazonas.

De acordo com a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, o Governo do Amazonas está empenhado em assistir o público PcD e os familiares.

“Essas pessoas, ainda mais neste período pandêmico que estamos vivenciando, estão em situação vulnerável. Por isso, a Sejusc tem lutado para reforçar as políticas públicas para atender as Pessoas com Deficiência. Nós já avançamos muito com benefícios como as carteiras de Identificação para a Pessoa com Deficiência (CIPcD) e da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), e do Passe Legal”, disse a gestora.

A secretária executiva da Pessoa com Deficiência, Lêda Maia, destaca que a gestão atual busca ter um contato muito próximo com as associações, institutos e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atendem os PcDs.

“São elas que conseguem trazer para gente esse feedback, atuando como um termômetro, tanto no nosso trabalho, quanto do que podemos fazer para melhorar”, afirmou.

Convidadas

A Associação de Apoio às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (AAPPNE) foi uma das associações presentes no evento.

“O mais importante é unirmos forças, abrir oportunidades para outras pessoas. É nosso dever abrir espaços, dessa forma as conquistas serão maiores”, destacou Maria Dias, presidente da instituição.

Pular para o conteúdo