SEGURANÇA

SSP-AM realiza capacitação de atendentes do serviço de denúncias 181

Até julho deste ano, o serviço atendeu 6,2 mil ligações da população amazonense com relatos sobre atividades criminosa

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto de Ensino Integrado de Segurança Pública (IESP), finalizou, nesta sexta-feira (20/08), a qualificação aos servidores que atuam no atendimento do serviço telefônico 181, o canal oficial de denúncias da SSP-AM. No próximo mês, a qualificação será aberta aos operadores do 190, atendimento emergencial da Polícia Militar.

Ao longo desta semana, os servidores que atendem aos chamados da população amazonense participaram do Curso de Qualidade no Atendimento e Encaminhamento de Registro. Foi a terceira turma qualificada. O objetivo é atender melhor ao cidadão que liga para repassar informações relacionadas ao crime, modernizando os procedimentos conforme as técnicas previstas para esse tipo de serviço.

Até julho deste ano, o serviço atendeu 6,2 mil ligações da população amazonense com relatos sobre atividades criminosas. A maioria relacionada ao tráfico de drogas. De acordo com o escrivão da Polícia Civil, Valnei Passos, da chefia de capacitação da Secretaria Executivo-Adjunta de Inteligência (Seai), a qualificação dos atendentes é fundamental para captar melhor as informações durante os chamados.

“Esse curso visa padronizar o recebimento da denúncia, criando um roteiro para que fique tudo acertado, para que não se perca nenhum dado que pode ser colhido. Essas denúncias são encaminhadas ao setor de análise, com mais riqueza de informações. As denúncias são muito importantes. Já tivemos situações, como operação Guará, que foi originada de uma denúncia e acabou prendendo 21 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas”, disse.

Diretora do Campus II do IESP, a delegada Geórgia Cavalcanti, afirmou que em setembro a qualificação será destinada aos atendentes do 190. “Muitos detalhes são fornecidos no 181, por isso a importância desse público receber uma qualificação para que colha da sociedade as informações necessárias para que os policiais possam investigar e fazer um bom trabalho. Este curso de atendimento foi dividido em três edições. A próxima edição está agendada para o mês de setembro e será destinada aos atendentes do 190”.

Pular para o conteúdo