CULTURA

Legado de 20 anos da UEA para a cultura e educação superior do Amazonas é celebrado com arte

Na live realizada no Teatro Amazonas, secretário de Cultura destaca projetos desenvolvidos pela UEA junto ao Governo do Estado

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) completou 20 anos de educação superior no Estado e a data foi celebrada nesta quarta-feira (18/08), com a realização da live UEA 20 Anos, no Teatro Amazonas, e participação de docentes e profissionais que atuam na instituição. No evento, o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destacou a importância das construções entre a instituição e o Governo do Estado.

“A gente já tem um diálogo muito estreito com a Universidade do Estado do Amazonas, o próprio Festival de Jazz tinha uma participação efetiva da universidade”, avalia Marcos Apolo. E ressalta o papel formador da instituição de ensino para a geração de profissionais que integram corpos artísticos pertencentes ao Governo do Amazonas.

“A universidade também forma muito dos profissionais que fazem parte dos corpos artísticos da secretaria, profissionais que dão aula no Liceu de Artes Cláudio Santoro e tantos outros que atuam no segmento cultural do nosso estado”, completa o secretário.

Legado 

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, recepcionou os convidados com um exemplar do livro Universidade Amazônica, que traz um panorama sobre a história e projetos da UEA. Na ocasião, ele falou sobre o papel da universidade para a educação no Amazonas. E fez questão de destacar a herança que a universidade deixou para o Amazonas ao longo dessas duas décadas.

“O legado que essa casa vem deixar é a formação de mais de 400 doutores ofertados ao estado do Amazonas, gente qualificada para pesquisa, para desenvolvimento na capital e no interior”, destaca o reitor. 

“Isso é uma enorme vitória, porque isso representa ciência para o Amazonas e ciência significa riqueza para o nosso povo, qualidade de vida para o nosso povo e a nossa floresta preservada”, completou.

Celebração 

A live UEA 20 Anos teve início por volta das 20h30, com transmissão ao vivo pela TV Encontro das Águas e pelas redes sociais oficiais da universidade (Facebook, Instagram e Youtube). Na programação, apresentações da Orquestra Barroca do Amazonas (OBA) e do Tubones Coral, ambas da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) da UEA, e participação especial dos cantores Prince do Boi e João Paulo Faria, amos dos bois de Parintins Caprichoso e Garantido, respectivamente.

Pular para o conteúdo