DESTAQUESAÚDE

A Bela Velhice

*Por Euler Ribeiro

A pandemia trouxe a tona os desafios do envelhecimento saudável e as comorbidades enfrentadas durante esta etapa da vida, deixando muitas pessoas assustadas com o risco de agravamento da Covid-19, com isto aumentou a discriminação e o medo de se ficar idoso, mas envelhecer é mesmo um problema? Vejamos. Até a década passada a expectativa de vida girava em torno dos 40 anos, hoje esta expectativa duplicou e expandiu nossos horizontes para um envelhecimento ativo e participante na sociedade, hoje um idoso de 60 anos tem novos sonhos, novas metas, e pode viver plenamente com independência. Mas claro, pra isso é necessário ter o cuidado com este envelhecer, afinal velhice não é doença.

Por falar em doença, infelizmente setores e especialistas da área do envelhecimento estão apreensivos com a sinalização da Organização Mundial da Saúde (OMS) que incluirá a velhice na classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), prevista para entrar em vigor a partir de janeiro de 2022. Inclusive, este será o tema da próxima live da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade-FUnATI, na próxima segunda-feira, 16 de agosto, às 17h, na página do facebook da instituição, vamos abordar este tema que trará o renomado médico-gerontólogo e epidemiologista Alexandre Kalache. Convido todos os meus leitores para participar deste importante debate.

Mas, afinal velhice é sinônimo de doença? Bom há dois termos utilizados na área da gerontologia, a senescência e a senilidade, a senescência é o processo natural fisiológico do envelhecimento dos seres vivos que não estão relacionadas a doenças, acontece de forma gradativa e lenta ou seja, todos irão envelhecer, ter desgastes físicos e mentais, mas não necessariamente serão acometidos por doenças, temos como exemplo o embranquecimento dos cabelos, a perda de flexibilidade da pele e o aparecimento de rugas, já o processo de senilidade está ligado as patologias que podem surgir com o envelhecimento, principalmente relacionados a doenças crônicas como diabetes, hipertensão e maus hábitos adquiridos ao lado da vida. A senilidade traz um envelhecimento prejudicial físico e mental, a irritabilidade e atitudes negativas relacionadas ao futuro também estão relacionadas à senilidade.

Para termos um envelhecimento sadio e evitarmos a senilidade é necessário buscar a bela velhice através de hábitos saudáveis que incluem alimentação equilibrada, atividades físicas, sono reparador, fuga do estresse, convivência social, afeto familiar, evitando fumo, bebidas alcoólicas em excesso, nada em excesso fará bem a você. Portanto, lembre-se envelhecer é um privilégio, mas saber envelhecer é sabedoria.

*Euler Ribeiro - M.D. PhD em Geriatria e Gerontologia
Pular para o conteúdo