SAÚDE

Unimed Manaus estimula usuário a praticar exercícios físicos e prevenir doenças

Programa Mude 1 Hábito incentiva a melhoria na qualidade de vida, seja na alimentação, na prática de atividades físicas ou na busca pelo equilíbrio emocional, e em pequenas coisas que podem transformar o modo de ver o mundo

A Unimed Manaus está retomando aos poucos as atividades do programa Mude 1 Habito para estimular a prática de atividades físicas entre seus usuários, como forma de melhorar a qualidade de vida e evitar ou prevenir algumas doenças.

“Nosso objetivo é proporcionar saúde para os nossos usuários, porque o exercício físico além de aumentar a imunidade, mantêm os hormônios equilibrados, fortalece as estruturas óssea e muscular, previne doenças, e traz longevidade”, afirma a enfermeira Jaqueline Onofre, coordenadora do Espaço Viver Bem, da Unimed Manaus, que abriga o programa Mude 1 Hábito.

O preparador físico, Ivan Moreira, é um dos profissionais na linha de frente do programa Mude 1 Hábito, implantado há quatro anos e que foi retomado no último sábado (6/8), após quase dois anos paralisado, por conta da pandemia da covid-19.

Ivan Moreira destaca que, apesar do exercício físico não ser vacina para nenhuma doença, com certeza, o fortalecimento do sistema imunológico sempre vai proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção.

“Durante a pandemia, temos percebido que muitas das pessoas que foram a óbito, tinham histórico de sedentarismo, obesidade, o que aconteceu também com aqueles pacientes que ficaram mais graves. Nós sempre soubemos que a atividade física trabalha com a imunidade, mas ela foi fundamental para que muitas pessoas não evoluíssem para um quadro mais grave nessa pandemia”, explica.

A nutricionista do Viver Bem, Nara Rubia, destaca que a prática de atividades físicas isoladamente não garante uma vida saudável, mas sim acompanhada de uma alimentação adequada e balanceada. “Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia”, orienta, lembrando que a alimentação deve ser equilibrada e completa, permitindo que o corpo realize todas as suas funções adequadamente e alcance uma boa performance.

Programação no Mindu

Funcionários e colaboradores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL) e da Amazônia Fórmula e usuários da Unimed Manaus participaram de trilha guiada no Parque do Mindu, no Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul da capital. Por mais de duas horas caminharam na floresta, ao som do canto das cigarras e pássaros, participaram de ginástica laboral e ainda puderam medir a glicemia e aferir a pressão arterial.

Rosana Sá, gerente administrativo financeira da CDL Manaus esteve sempre à frente do seu grupo durante a trilha e fez questão de mostrar disposição nos exercícios e no bate papo com os colegas de trabalho e também os novos amigos que ganhou durante o passeio na floresta do Mindu.

“Para nossa organização, cuidar da saúde dos nossos colaboradores vai além de oferecer um plano de saúde, tratamento médico, a gente estimula os bons hábitos, a prática de exercícios físicos, para evitar que aconteça a doença. Adotamos o método da ginástica laboral, contratamos um novo personal e, agora, estamos engajados no programa Mude 1 Hábito, proporcionado pela Unimed Manaus”, destacou Rosana, acrescentando que essa é uma atividade “boa até para melhor a cabeça dos colaboradores e gestores da CDL Manaus.

O casal Beatriz e Bruno Portugal, consideraram a experiência revigorante e que serviu para “espairecer um pouco, depois de tanto tempo trancado em casa”. Ela funcionária da CDL Manaus e trouxe o marido, vítima da covid-19, para acompanhá-la no programa e saíram de lá determinados a continuar com a prática regular de exercícios físicos. “Foi uma oportunidade muito legal que a Unimed nos proporcionou. Uma atividade muito organizada, que nos permitiu formar um novo círculo de amizades”, afirmou Beatriz.

A empresa Equaliv também participou do evento, com a doação de brindes que foram sorteados entre os participantes do evento.

Mude 1 Hábito

Programa nacional da Unimed, o Mude 1 Hábito tem por objetivo promover uma onda de cuidado em todo o Brasil, incentivando as pessoas a viver da melhor forma possível, seja por meio da alimentação saudável, prática de atividades físicas, encontro do equilíbrio emocional ou pela busca da mudança de qualquer hábito que seja capaz de transformar o modo de ver o mundo.

Estimular um olhar cuidadoso consigo mesmo, buscando alternativas mais saudáveis no seu dia a dia. Essa é nossa maneira de contribuir, ainda mais, com a sua saúde.

Pular para o conteúdo