CULTURADESTAQUE

AmazonasTur dá o pontapé inicial para construção do Museu dos Bois de Parintins

Objetivo do projeto é promover a preservação, pesquisa do patrimônio cultural material e imaterial e da memória dos Bois-Bumbás Garantido e Caprichoso, além do Festival Folclórico de Parintins

Dirigentes da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Agência E, empresa que vai elaborar os projetos básico e executivo do Museu dos Bumbás de Parintins, estiveram nesta sexta-feira (06/08), na Ilha Tupinambarana, distante 369 quilômetros de Manaus, para levantamento de informações cadastrais. De acordo com Sérgio Litaiff Filho, diretor da Amazonastur, a visita técnica foi o pontapé inicial para a elaboração do anteprojeto.

“Fizemos questão de acompanhar a equipe nessa etapa em que eles irão realizar o levantamento das informações iniciais do projeto. Acreditamos que isso facilitará o desenvolvimento desse trabalho, que está sendo feito com muito empenho por parte de todas as equipes envolvidas”, destacou.

Dirigentes e técnicos da AmazonasTur e Agência E durante visita técnica ao município de Parintins, nesta sexta-feira

 A implantação do museu tem por objetivo, promover a preservação, a pesquisa e a comunicação do patrimônio cultural material e imaterial e da memória dos Bois-Bumbás Garantido e Caprichoso, além do Festival Folclórico de Parintins, ressaltando a importância na formação da identidade cultural brasileira. O contrato com a empresa ocorreu por meio de processo licitatório.

“Esse empreendimento trará um novo produto turístico para a cidade, contando a história do Bois Garantido e Caprichoso e muitas novidades, que poderão ser usufruídas não só pelos turistas, mas principalmente pelo povo da cidade de Parintins”, afirma o dirigente da Amazonastur.

De acordo com o engenheiro civil da Agência E, Alexandre Claro, as músicas do festival tiveram uma grande influência para a formatação da ideia dos projetos, além de pesquisas em museus e também em Parintins.

“Uma grande contribuição para que nós formatássemos a ideia foram as músicas. Entendemos que todos os conceitos, sejam eles culturais, religiosos, locais, estão dentro das músicas, e isso realmente foi a principal fonte de inspiração nossa. Todos os elementos que são abordados no contexto da elaboração do próprio festival fazem parte do projeto”, disse o engenheiro.

O espaço contempla, entre outros setores, áreas de exposições permanentes e temporárias; uma área destinada aos visitantes, com praça de alimentação; e lojas dos Bois Caprichoso e Garantido. O museu terá capacidade de receber um público rotativo de aproximadamente 150 pessoas.

A Agência E, venceu a licitação para elaboração dos projetos básico e executivo para construção do Museu dos Bois-Bumbás de Parintins. Os projetos constituem a fase anterior ao início da obra, na qual é desenvolvido todo o projeto arquitetônico do empreendimento, que vai abranger aproximadamente 2 mil metros quadrados.

Origem do Festival

Criado por um grupo de amigos ligados à Juventude Alegra Católica (JAC) com o objetivo de arrecadar fundos para a construção da Catedral Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins, o Festival Folclórico de Parintins teve sua primeira edição em 1965. O evento contribui com a economia local movimentando o terceiro setor com serviços, turismo e comércio em geral, principalmente nos três meses que antecedem o festival.

O Festival Folclórico de Parintins é o maior evento folclórico a céu aberto do mundo e atrai milhares de turistas para prestigiarem os bumbás no último final de semana do mês de junho. Em 2019, o Festival foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os bois-bumbás de Parintins Caprichoso e Garantido também são Patrimônio Cultural do Amazonas, título conferido no ano de 2013.

Em 2019, o evento movimentou mais de R$ 50 milhões no município na cadeia de produtos e serviços, além de ter atraído 66 mil turistas, um crescimento de 10,53% em relação ao ano de 2018. O Museu será construído na Praça da Liberdade, no Centro da cidade.

Fotos: Divulgação/Amazonastur

Pular para o conteúdo