POLÍTICA

David Reis prepara projeto de lei para oficializar denominação da praça Nestor Nascimento

Projeto de lei oficializa nome do advogado e fundador do Movimento Alma Negra (MOAM), Nestor Nascimento, para denominar o espaço público localizado no bairro Praça 14 de Janeiro

Por meio de Nota Pública, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), anunciou nesta quarta-feira (28/07), que vai apresentar projeto de lei oficializando no nome do advogado e fundador do Movimento Alma Negra (MOAM), Nestor Nascimento, para denominar o espaço público localizado na esquina entre a avenida Japurá e a rua Afonso Pena, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul da capital amazonense.

Segundo ele, a iniciativa consolida o desejo manifestado pela população do bairro, em manter preservada a memória de Nestor Nascimento, ativista do movimento negro no Estado e, que, desde os primórdios, este à frente da luta em defesa do reconhecimento oficial do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, segundo quilombo urbano certificado do país, no ano de 2014.

“Essa é a vontade popular e nós vamos cumpri-la! Nestor Nascimento é reconhecidamente, o maior líder negro da história do Amazonas e, seu legado, não deixa dúvida de seus méritos”, afirma David Reis.

Na Nota Pública, o presidente David Reis explica, ainda, que antes da apresentação do PL oficializando o nome de Nestor Nascimento no espaço público, ele fará a revogação da Lei 2.767/2021, sancionada, pelo prefeito de Manaus David Almeida, fruto do Projeto de Lei 354/2021, de autoria do presidente David Reis, denominando “Praça Oscarino Peteleco”.

Ao tempo em que abre caminho para atender à vontade popular, o presidente David Reis, esclarece que não houve, da parte dele, a intenção de apagar ou macular a memória e a honra de Nestor Nascimento. Segundo afirma na Nota Pública, o parlamentar esclarece que a situação de conflito na duplicidade de nome, se deu, unicamente, em razão da inexistência de registros oficiais sobre a denominação do local.

Pular para o conteúdo