COVID-19DESTAQUE

Mutirão vacina pessoas a partir de 30 anos em Manacapuru e Novo Airão neste final de semana

Pescadora é a primeira vacinada em mutirão contra covid-19 no município de Manacapuru. A ação ocorre entre 8h e 17h.

Quatro dias após enterrar o tio, vítima de covid-19, a pescadora Rosete Martins, de 33 anos, encontrou um suspiro de esperança em meio à dor. Foi ela a primeira pessoa a ser vacinada na grande mobilização da campanha Vacina Amazonas, realizada pelo Governo do Amazonas, neste sábado (19/06), no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus).

A ação, que ocorre simultaneamente também no município de Novo Airão (a 115 quilômetros da capital), tem como objetivo imunizar toda a população acima dos 30 anos de idade sem comorbidades nas duas localidades. O projeto irá contemplar ainda outros municípios do interior, como Parintins, que receberá o mutirão no dia 26 deste mês.

Rosete era a primeira da fila que se formava na quadra do Sesc Centro de Atividades Fausto Ventura, um dos três postos montados em Manacapuru para atender a população durante o mutirão deste fim de semana. Ansiosa, a pescadora diz que se sente feliz em se imunizar contra a covid-19, principalmente por garantir assim mais segurança para a família.

“Estou muito feliz porque eu me vacinando eu consigo prevenir meu pai e minha mãe que já estão em uma certa idade e eu tenho que cuidar da minha saúde e da saúde deles, que já estão idosos”, disse.

Estrutura – Além dos três postos de vacinação montados especialmente para a ação deste final de semana, o Governo do Amazonas, em parceria com a prefeitura de Manacapuru, disponibilizou um total de 17 pontos de vacinação no município. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foram disponibilizadas 8.560 doses da vacina AstraZeneca/FioCruz.

A ação ocorre entre 8h e 17h. O público que comparecer aos locais de vacinação deve levar documento pessoal original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

“Ah, é muita emoção. Eu decidi mesmo para hoje e deu tudo certo, graças a Deus, estou muito feliz. É muito difícil, a gente perde muitos amigos da gente, conhecidos, parentes. Agora é confiar em Deus que vai dar tudo certo, vai salvar muitas vidas e é o que a gente quer. Eu estou muito feliz por isso, quero agradecer de todo coração. É emocionante”, comemorou João, ao exibir o cartão com a marcação da primeira dose da vacina, aplicada no posto montado no 9º Batalhão de Polícia Militar do município, que funciona em sistema drive-thru e também para quem chegar a pé.

O público que deve se dirigir aos pontos de vacinação é a população com 30 anos de idade ou mais sem comorbidades. É preciso levar documento pessoal original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

Pontos de vacinação – Em Manacapuru foram montados 17 pontos de vacinação em três locais. Além do 9º Batalhão de Polícia Militar, também há vacinação no Serviço Social do Comércio (Sesc) e no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Prefeito Washington Luis Régis da Silva.

Em Novo Airão serão quatro postos na praça Hugo Carlos Frederico (a praça dos Dinossauros). E a ação será executada exclusivamente pelos profissionais do município.

Mais de 200 servidores de diversas secretarias do Governo do Amazonas estão envolvidos nesta ação. São equipes de vacinadores, técnicos para triagem, cadastramento e apoio logístico, além daqueles que terão a atribuição de fazer o transporte, fornecer alimentação das equipes e garantir a segurança da ação nos municípios.

Pular para o conteúdo