CACHO DE UVASDESTAQUE

A evolução da qualidade revela que temos razão de sobra para celebrar o vinho Brazuca.

Por Humberto Amorim

“A melhor rede social ainda é uma mesa rodeada de amigos do vinho, batendo e levantando taças”

O primeiro domingo de junho de cada ano é consagrado à celebracão do vinho brasileiro que, hoje em dia, é merecidamente reconhecido pelo alto padrão de qualidade, não só por especialistas renomados, mas, principalmente, por inúmeros enófilos em todo território nacional.

Muita gente está se tocando para o fato de que o vinho é uma bebida deliciosa e aromatica e, os novos apreciadores do nobre fermentado estão descobrindo que sempre existe um vinho a altura do seu gosto, e que cabe em seu bolso. Essa por sinal é a melhor parte da historia do vinho no brasil, e tem contribuido, principalmenet em manaus, para o grande desenvolvimento da cultura vínica e do aumento do consumo, que tem sido impressionante e levado muitas alegrias para distribuidores, empresários do setor nos empórios, adegas, supermercados, bares e restaurantes.

Essa história de sucesso começou com a evolução e maior consumo dos vinhos espumantes brasileiros depois que as vinícolas do porte da miolo, chandon, casa valduga e casa perini, dentre outras, decidiram não medir investimentos e esforços para colocar o vinho brazuca no seu merecido lugar na prateleira dos vinhos de alta qualidade.

A história do vinho no nrasil é fascinante e, como toda boa história, tem capitulos de vitórias, frustrações e sofrimento.  Felizmente, neste capítulo atual que tem como autores os vinhateiros, enólogos e enófilos , o sucesso começa a dar o ar permanente da sua graça nos bons e grandes acontecimentos enológicos.

Somos um povo alegre por natureza. Até agora poucos descobriram que a felicidade seria mais completa se consumissem mais vinhos. A grande notícia é que essa nova realidade está mudando pra melhor e rapidamente, pois o vinho, que antes era tratado e pensado como bebida da elite, superou esse periodo de incômodo que travava o acesso para mais pessoas. No novo cenário, o que sentimos é que nada mais pode segurar o progresso do reconhecimento dos bons vinhos brasileiros, e o que se vê, é a explosão de adesão de novos enófilos aos sabores e aromas revelados por cada uma das garrafas do maravilhoso mundo dos vinhos.

Precisamos botar na cabeça que em manaus tudo é recente em relação ao início da revolução vínica que aconteceu atraves da implementação do compartilhamento dos conhecimentos sobre enologia, que teve como marco a determinacao, ações e iniciativa do empresário e enófilo argentino cláudio fesenthal que reuniu um pequeno grupo de apreciadores nos idos de 2003 para fundar no novotel manaus, o capítulo amazonense da sbav nacional.  A criação da sbav- amazonas, atualmente desativada, em junho de 2003, teve como primeiro presidente o enófilo e entusiasta dos vinhos pedro missioneiro, e tornou-se a força propulsora para todos os acontecimentos subsequentes que hoje colocam manaus como um dos centros consumidores que mais evolui no brasil.

Assistimos hoje na nossa cidade a continuidade progressiva da implementação da cultura dos sucos da bíblia, mas isso só aconteceu depois que o vinho começou a se expor ao consumidor e recebendo tratamento continuo de comunicação do conhecimento. Minha dica – principalmente neste fim de semana, e em todos os outros, a partir de agora, crie a rotina de incluir nas suas celebrações, um bom vinho brasileiro. A escolha é sua. E pode recair em um vinho espumante, tinto, rosé ou branco. A qualidade é garantida para ninguém se arrepender, pelo contrário. Vai por mim!

Pular para o conteúdo