AMAZONASDESTAQUESEGURANÇA

Governo reforça policiamento para inibir vandalismo e garantir direito de ir e vir da população

Ordem de depredação partiu de um presídio. Mandantes estão sendo levantados e estes serão, transferidos para um presídio federal. Motivação das ações de vandalismo se deu em razão da morte de um traficante

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) criou um comitê de crise para apurar as denúncias de ônibus incendiados e depredação de prédios públicos na capital e nos municípios de Parintins e Careiro Castanho, neste domingo (06/06).

De acordo com o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, o policiamento está sendo reforçado para que o direito de ir e vir da população não seja prejudicado.

A motivação das ações de vandalismo se deu em razão da morte de um traficante. Informações iniciais, levantadas pelo departamento de inteligência da SSP-AM, apontam que a ordem de depredação partiu de um presídio. Os nomes dos mandantes também já estão sendo levantados e estes serão, posteriormente, transferidos para um presídio federal.

Ao todo, 14 ônibus e duas viaturas foram incendiadas. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi interceptada por criminosos.

A cúpula da segurança estadual continua reunida traçando estratégias para evitar que novas ações como esta venham a acontecer.

Atendimento de ocorrências

 O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por meio do disque-emergência 193, registrou, entre a noite deste sábado (05/06) e a madrugada de hoje (06/06), 17 ocorrências de incêndio em Manaus. De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) foram contabilizados 16 incêndios em veículo, um em comércio e outro em um transformador de energia elétrica.

Os incêndios em veículos ocorreram em diversos bairros de Manaus, dentre eles Planalto, Petrópolis, Santa Etelvina, São José 2, Novo Aleixo, Cidade de Deus, Japiim, Tarumã Açu, Jorge Teixeira, Armando Mendes e Flores.

Circulação dos ônibus neste domingo

Em nota distribuída à imprensa, a prefeitura de Manaus informou, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), informa que, por conta dos atos de vandalismo e ataques contra ônibus ocorridos na madrugada deste domingo, a frota em circulação foi retirada das ruas por algumas horas.

A liberação ocorreu às 6h, mas como aconteceram novos ataques às 06h45min, os veículos foram recolhidos para as garagens.

Após reunião com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a garantia de segurança à integridade física dos trabalhadores e da população, dada pela secretaria estadual, ficou definido o retorno da circulação a partir das 12h.

O IMMU informa, também, que os agentes estão nas ruas monitorando o trânsito e organizando o tráfego em todas as zonas da cidade.

Fotos: Arthur Castro/Secom e Carlos Soares/SSP-AM

Pular para o conteúdo