INFRAESTRUTURAMANAUSMEIO AMBIENTE

Governo inicia obras macrodrenagem no igarapé Mestre Chico em trecho na avenida Tarumã

Terceira fase Prosamim, prevê a construção de um novo Parque Urbano, localizado entre avenidas Leonardo Malcher e Parintins, nos bairros da Praça 14 e Cachoeirinha

O Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), iniciou as obras de macrodrenagem no leito do igarapé Mestre Chico, no bairro da Praça 14, em um trecho da avenida Tarumã, localizado entre a avenida Duque de Caxias e a rua General Glicério, zona sul de Manaus.

A avenida Tarumã foi interditada na segunda-feira (10/05), para que as obras de macrodrenagem, que consistem na execução da galeria de concreto armado e da instalação do interceptor de esgoto, fossem iniciadas. A construção da galeria visa canalizar o igarapé Mestre Chico.

A obra da terceira fase do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), prevê a construção de um novo Parque Urbano, localizado entre avenidas Leonardo Malcher e Parintins, nos bairros da Praça 14 e Cachoeirinha.

De acordo com o Engenheiro Eduardo Braga, os serviços que estão sendo executados na área são necessários para que a estrutura da galeria seja realizada.

“Nós estamos executando o serviço de macrodrenagem, que consiste na escavação e execução da fundação da estrutura das galerias que vai direcionar as águas do igarapé”, explica o engenheiro.

Igarapé Mestre Chico

As intervenções nesse trecho do igarapé Mestre Chico vão reassentar cerca de 600 pessoas que viviam em áreas de riscos de alagações.

A obra também prevê a construção de um novo parque urbano, com mais de 15 mil metros quadrados (m²), onde serão construídas quadras para a prática esportiva, academias ao ar livre, playground infantil, balanços, escorregadores, praças e obras de esgotamento sanitário.

Fotos: Tiago Corrêa / UGPE

Pular para o conteúdo