Antonio Siemsen MunhozCOLUNAS

Deep Web: escolha um lado e saia correndo desta “vibe”

por *Antonio Siemsen Munhoz

Há diversos passeios desenvolvidos na rede, escondidos pelas sombras da maldade que são realizados pelas pessoas boas, não tão boas e péssimas. Se você é das pessoas boas, olhe para todos os lados, escolha a saída mais rápida e vá embora corrida. Deixe que pessoas não tão boas e péssimas se digladiem em atividades nas quais todas saem machucadas.

Quem é esta ameaça?

Pelo nome não fica difícil identificar que estamos falando de um subproduto das redes sociais e dos piores possíveis e onde, segundo os especialistas, se esconde 90% do conteúdo da rede. Tudo começa com armas e munições e  vai baixando o nível, circulando e sendo vítima do pião en passant que come outro pião passante, tal e qual no jogo do xadrez. Lá se compra de tudo, até coisas legais (em pequeno número, mas existentes). Há críticos acerbos que consideram estarmos frente a frente ao demônio em pessoa. Os portais de compra vendem de tudo e compram de tudo.

Quem anda por ela?

Praticamente ninguém ou aqueles que sabem andar pela rede de forma anônima. Ali é o lugar ideal para ser descoberto por falcatruas cometidas. Os usuários comuns pouco navegam. Vão até lá e rapidamente voltam com o que querem, quem sabe com um três oitão, preparado para fechar o paletó do vizinho da esquina, que não quer ouvir o som mais baixo. Todos buscam o anonimato e parece que ela foi desenvolvida para reunir pessoas que se reafirmam na ilegalidade. Nem tente entrar no Google, ele tem pouco acesso à web profunda. Há necessidade de navegadores especiais e, em alguns casos de programas especiais (o navegador Tor é um dos mais citados).

Quem toma cuidado?

São as próprias ferramentas de navegação e desenvolvimento de atividades de cópia que providenciam o anonimato do navegante, o que faz com que muitos curiosos deem suas voltinhas por lá. Baixar filmes de todas as nuances ainda é uma atividade. Assistir pequenos vídeos pornográficos não fica longe. Fica provado e comprovado que a internet profunda nasceu para facilitar a comunicação segura entre pessoas com diferentes e más intenções. Grupos radicais encontram a sua praia. Aqueles que propugnam atividades revolucionárias encontram os seus correligionários.

Em um dos sites mais acessados da dark web, no qual a pessoa divulga vantagens em navegar por tal localidade é possível ler:

Navegar na internet profunda é como ir até a praia e mergulhar. A na barraquinha te dão a máscara e você pode submergir alguns metros, mas se você quer descer mais é preciso um tanque de oxigênio. Esta é a Deep web, dark web ou Black internet. Nela  você corre maiores riscos, mas pode encontrar tudo (Anônimo).

Encontrar a violência é o que mais irá acontecer nas páginas nazistas, de pessoas envolvidas com suicídio, com assédio em todos os níveis, com bullying de todos os tipos comendo solto. Um lugar as organizações terroristas, máfias, tudo o que quer dizer relação com delinquência organizada. Em alguns lugares a dark web parece aquela bancas de revista, na qual as crianças iam comprar e vender figurinhas e agora os adultos vão par trocar programas com vírus para todos os gostos. É preciso tomar cuidado com as imagens, pois é nela que residem os vírus mais potentes, quanto mais picantes, mais forte o vírus instalado. Os cavalos de Tróia encontram espaço amplo. Imagens conhecidas como Lolitas (o nome já diz tudo) lá podem ser encontradas páginas de anos atrás, quando as Lolitas ainda eram Lolitas, muitas das quais já consumidas pelo tempo. É um dos sites preferidos de navegação pelas autoridades policiais que lá, tem chance de encontrar maus elementos tramando falcatruas.

Cuidados com a Deep web

A própria Deep web criou sua rede de defesa, mas o custo de evitar ramsomwares pode ser caro. A atividade de monitoria dos equipamentos nasce à zero hora e segue ativa até o final da noite. Encomendas de coisas mal feitas são recebidas com alegria e boas amizades podem nascer, para fazer coisas ruins.  Lá, muitos dos links gostam de passear ou apenas trabalhar em horários indevidos, nos quais as pessoas normais trabalham ou dormem, estando sem tempo para fazer coisas incorretas. Quer algumas notas de 50,00 ou conhecer as novas de 200,00 por parte do preço real e algumas delas de qualidade impecável, encontrou o lugar certo para procurar.

Entrou na Deep web?

Vá correndo até seu armário de ferramentas de defesa, limpe correndo seu computador de vírus ou malwares. Em seguida pegue o terço e peça para o santo de plantão (geralmente o santo do dia) livrá-lo de todos os males, amém. Depois disso prepare algum dinheiro. Agora você está em boa posição de defesa. A Deep web é a porta de entrada para todos estes males. Apesar de ser possível comprar notas verdadeiras antes de entra compre algum saldo em criptomoedas, elas serão necessárias, por lá rodam apenas numerários não registrados por nenhum banco central.  Não bata, nem em pensamento o item pistolas, você verá aquela que Stallone utilizada em seu filme Cobra. Não precisa assistir ao filme, ele é uma porcaria, tão ruim que todos acabam gostando de ver tio Stallone dando pancada em todo mundo. Se estiver em algum site de promoções é capaz de ganhar uma de graça. Se estiver bravo com sua namorada, a última consulta mostrou que é capaz comprar a sua destruição por poucos dólares e acabar com toda a informação que lá estava armazenada. Só de marra pode pedir ao hacker, os únicos que sabem andar por lá sem correr perigo que ela deixe apenas as suas fotos, ainda que seja um risco. Mas como possivelmente você não é um hacker e nenhum cracker saia correndo e vá para o mais longe possível. Andar por tais caminhos é algo muito perigoso.


*Antonio Siemsen Munhoz é Doutor em Engenharia de Produção, Bacharel em Engenharia Civil, Especialista em Tecnologias Educacionais, Pós-graduado em Gestão Eletrônica de Documentos, com MBA em Design Thinking

Pular para o conteúdo