AMAZONASDESTAQUEMEIO AMBIENTE

Mesmo na pandemia, Amazonas não descuida das ações de combate às mudanças climáticas

Durante reunião com autoridades mundiais, governador Wilson Lima informou que nos primeiros três meses deste ano, o estado Amazonas conseguiu reduzir em 12% nos alertas de desmatamento

O governador Wilson Lima destacou, nesta quarta-feira (14/04), as ações do Amazonas no combate às mudanças climáticas, durante reunião virtual entre os governadores da Amazônia Legal e embaixadores dos Estados Unidos, Alemanha, Noruega, Reino Unido e União Europeia.

Wilson Lima destacou que mesmo com os problemas causados pela pandemia, as autoridades mundiais não podem perder de vista a redução das queimadas, perseguindo as metas de redução de desmatamento, e o desenvolvimento sustentável.

Participaram da reunião virtual governadores da Amazônia Legal e embaixadores dos Estados Unidos, Alemanha, Noruega, Reino Unido e União Europeia

O Amazonas possui a maior reserva de gás natural em terra do país, ressaltou Wilson Lima no encontro. Disse, ainda, que todas as térmicas em Manaus, hoje, são movidas a gás.

“Com esse movimento foram retiradas 200 carretas que circulavam, por dia, para o transporte de diesel para essas térmicas, isso só para citar alguns exemplos no que a gente pode avançar”, disse o governador.

Wilson Lima destacou que, nos primeiros três meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, o Amazonas conseguiu uma redução de 12% nos alertas de desmatamento.

“Somente agora no mês de março, que se encerrou, nós tivemos uma redução de 15%, e a gente avança também em decretos da nossa lei de serviços ambientais. Estamos trabalhando na concessão de algumas florestas estaduais, duas a gente está trabalhando, inclusive, com o BNDES, que é uma parceria com o BID, para o levantamento de um inventário florestal para a concessão para a exploração turística, para a visitação turística”, destacou o governador.

Disse, ainda, que o Estado incentiva o manejo florestal sustentável, para a exploração da madeira de forma sustentável.

O governador disse no encontro que, a partir de maio, o Amazonas deve entrar no período de estiagem e isso aumenta os índices de queimadas e, consequentemente, de desmatamento. Além disso, durante a reunião, Wilson Lima declarou que a pandemia aumentou a pressão sobre a floresta, uma vez que as pessoas estão passando por necessidades econômicas.

“Se a gente não tiver condições de suprir essas necessidades, que são básicas, principalmente para quem mora na área urbana, e mesmo quem mora na área rural, haverá uma pressão ainda maior sobre a floresta. É questão de sobrevivência, ela está acima de qualquer situação, de qualquer questão. Precisamos garantir o sustento das famílias, e é por isso que eu continuo defendendo um desenvolvimento sustentável, que possa ser palpável, que dê condições do nosso povo produzir, que dê condições para o nosso povo que está lá na floresta continuar ocupando esse espaço”, enfatizou.

No encontro, o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, declarou que as grandes potências mundiais têm interesse em investir nos estados brasileiros, que estão se dedicando para combater o desmatamento. “Não se pode tratar da floresta em pé sem cuidar das pessoas. Por isso estamos comprometidos com o social e econômico. Esperamos manter esse canal aberto e ter maneiras de apoiar vocês. Nós queremos dobrar o investimento daqueles que estão obtendo sucesso”, disse.

Fotos: Diego Peres / Secom

Pular para o conteúdo