DESTAQUESEGURANÇA

Polícia Federal investiga fraude ao auxílio emergencial em Manaus

A Operação Sevandija apura possíveis práticas de crimes ao benefício federal, instituído com o fim de amenizar as consequências socioeconômicas advindas da pandemia de covid-19

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (06/04), a Operação Sevandija, que investiga fatos relacionados a possíveis práticas de crimes contra o auxílio emergencial, que fora instituído por lei com o fim de amenizar as consequências socioeconômicas advindas da pandemia de covid-19.

Durante a ação, a PF cumpriu 4 mandados judiciais de busca e apreensão na cidade de Manaus. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do Amazonas. No cumprimento dos mandados, um dos investigados foi preso em flagrante delito por tráfico de entorpecentes, por ter em depósito grande quantidade de substância com características similares à maconha.

Segundo as investigações, os criminosos realizam operações fraudulentas com o intuito de desviar os valores destinados a pessoas cadastradas para receber o Auxílio Emergencial no lugar delas.

A Polícia Federal constatou que o golpe é aplicado em âmbito nacional, mediante cadastro (via aplicativo CAIXA Tem ou site) em nome de terceiros. Com a disposição dos valores nas respectivas contas sociais fraudadas, os membros da organização realizam pagamentos, por meio de boletos, bem como realizam transferência bancárias fraudulentas, a fim de receberem os recursos desviados.

Os indiciados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de pertencimento a organização criminosa e furto qualificado mediante fraude. Se condenados, poderão cumprir pena de até 16 anos de reclusão.

O nome da Operação, SEVANDIJA, faz alusão ao ser que tira proveito de outro; que vive à custa alheia, causando-lhe danos.

Pular para o conteúdo