SAÚDE

Amazonas recebe novo carregamento de medicamentos para intubação

Bloqueadores musculares foram enviados pelo Ministério da Saúde. Também foram enviados ao Amazonas nesta sexta-feira 4.210 de Midazolam, um sedativo que também faz parte do “kit intubação”

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) recebeu, nesta sexta-feira (26/03), um carregamento de medicamentos usados para intubação de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), foram enviadas ao estado pelo Ministério da Saúde (MS) 1.754 ampolas de Tracur e 80 ampolas de Cis-atracúrio.

Os medicamentos são bloqueadores musculares utilizados no processo de intubação de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Eles são usados no relaxamento da musculatura nos processos de intubação orotraqueal (IOT), e estão entre os mais demandados durante a pandemia da Covid-19.

Também foram enviados ao Amazonas nesta sexta-feira 4.210 de Midazolam, um sedativo que também faz parte do “kit intubação”. Os medicamentos foram entregues pela fabricante, a empresa Cristália. 

Analgésicos – No dia 19 de março a Cema recebeu, também do Ministério da Saúde, 12.230 doses de analgésicos usados em pacientes internados em UTI ou que realizam procedimentos cirúrgicos. 

As 9.670 doses de Propofol e 2.560 doses de Sulfato de Morfina são destinados às unidades de saúde do estado. O Propofol é indicado para indução e manutenção de anestesia geral, enquanto o Sulfato de Morfina é um analgésico opioide utilizado para aliviar dor crônica ou aguda. 

O acompanhamento do estoque desses medicamentos nas unidades de saúde é realizado pela Cema de forma contínua. Além do estoque da central, as próprias unidades possuem armazenamento dos remédios. 

A Cema também recebeu, na semana passada, uma remessa de medicamentos do “kit kintubação”, adquiridos pelo Governo do Amazonas. Foram entregues 30 mil ampolas de Atracúrio (20 mil de 2,5 ml e 10 mil de 5 ml) e 12 mil Ampolas de Rocurônio.

Pular para o conteúdo