SAÚDE

Secretaria de Saúde fortalece ações de combate à covid-19 e à dengue em municípios da calha do Purus

Lábrea, Tapauá e Canutama receberam doses de vacinas contra Covid-19, cilindros, concentradores de oxigênio e medicamentos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) entregou, nos últimos três dias (de 24 a 26/03), vacinas contra a Covid-19, medicamentos, cilindros e concentradores de oxigênio para os municípios de Tapauá, Canutama e Lábrea (distantes, respectivamente, 449, 619 e 702 quilômetros de Manaus). Além disso, um técnico acompanhou a equipe da secretaria para realizar a instalação de aparelhos de ultrassonografia. 

Os municípios receberam 6.030 doses do imunizante contra o novo coronavírus, sendo 3.860 doses para Lábrea e 2.170 doses para Canutama. Lábrea recebeu, também, 10 concentradores de oxigênio. Canutama e Tapauá receberam 5 concentradores cada um. Os três municípios receberam a instalação de aparelhos de ultrassonografia.

De acordo com o secretário executivo de Assistência do Interior (Seai/SES-AM), Cássio Espírito Santo, além da instalação dos equipamentos, da entrega de insumos e de vacinas contra Covid, as equipes da SES e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) fizeram a orientação das equipes municipais quanto ao combate à dengue e às questões relacionadas à enchente.  

“Nessas regionais, nossas equipes observaram como está a questão da Covid-19 e, concomitantemente, fizemos orientações quanto à dengue e à prevenção de doenças de veiculação hídrica, causadas pela cheia dos rios. Tudo o que a gente vem fazendo é em parceria, governos Federal, Estadual e Municipal. Estivemos três dias pela calha do rio Purus levando vacinas, entregando equipamentos e insumos para poder ajudar os municípios. Nossa missão é salvar vidas”, resumiu o secretário executivo.

Médico clínico no Hospital Dr. Leonardo Parente, em Canutama, Daniel Brandão ressaltou a importância do novo equipamento de ultrassonografia para o diagnóstico dos pacientes do município. 

“Agradecemos ao Governo do Estado pelo aparelho de ultrassonografia. É um aparelho muito bom, que vai ajudar muito melhorando a capacidade de diagnósticos no município. Com certeza os pacientes terão um grande avanço, porque serão beneficiados pelos exames”, afirmou.

Kits do MS – Os municípios de Canutama, Lábrea e Tapauá também receberam a doação de kits de medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde (MS). Os kits contêm 30 tipos de medicamentos e 18 tipos de insumos, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras, entre outros. Os kits são encaminhados pelo MS às cidades fortemente atingidas por calamidades e desastres naturais. 

Outras ações – Até o dia 16 de março o Governo do Estado enviou mais de 129 mil doses de vacinas contra Covid para 19 municípios nas calhas do Juruá, Purus e Madeira. Na segunda quinzena de fevereiro, o governador Wilson Lima, acompanhado do secretário de saúde, Marcellus Campêlo e de uma comitiva com representantes da SES, da FVS e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) estiveram em Boca do Acre, Guajará e Eirunepé, para prestar ajuda humanitária à população dessas localidades severamente atingidas pela enchente. 

Na ocasião, o secretário inspecionou a instalação de uma miniusina de oxigênio com capacidade de produção de 32 metros cúbicos de oxigênio por hora, no Hospital Regional Vinícius Conrado, em Eirunepé. O hospital é a unidade de referência no polo que compreende as cidades de Carauari, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá.

No início do mês, a Seai/SES-AM entregou, em Boca do Acre, na região do Juruá, 10 concentradores de oxigênio e 100 unidades de oxímetros.

Pular para o conteúdo