COVID-19DESTAQUE

Presidente do TRE-AM, Aristóteles Thury, morre em São Paulo, vítima da covid-19

Morte do desembargador foi confirmada pela assessoria de comunicação do TRE-AM, mas, até o momento, não foram divulgadas informações sobre o translado do corpo para Manaus, velório e sepultamento

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Aristóteles Lima Thury, 71, morreu neste domingo (14/2), no hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, onde estava internado há mais de um mês para tratamento da covid-19.

Diagnosticado com a doença, ele foi internado em Manaus e depois foi transferido para São Paulo no início de janeiro, para continuidade do tratamento, mas não resistiu.

A morte do desembargador foi confirmada pela assessoria de comunicação do TRE-AM, mas, até o momento, não foram divulgadas informações sobre o translado do corpo para Manaus, velório e sepultamento.

Magistrado de carreira e também professor de Direito Penal, o desembargador Thury assumiu a presidência do TRE–AM, em maio do ano passado e o mandato dele se estenderia até 2022.

O desembargador Aristóteles Lima Thury era graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1976) e pós-graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Fundação Universidade do Amazonas (2000).

Em 2002 foi admitido membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral como Juiz de Direito da classe dos magistrados, onde permaneceu por quatro anos. Foi, ainda, membro do órgão colegiado do Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita-AM). Em 2005, assumiu como 1º Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/AM.

Em 2008, foi eleito, pelo critério de merecimento, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.

Um ano mais tarde, assumiu a Presidência da Associação dos Magistrados do Estado do Amazonas (Amazon), sendo reeleito para o cargo em 2011.

Em 2010 foi designado membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral como Substituto da classe dos Magistrados (desembargador), onde permaneceu por um período de quatro anos.

Foi presidente da comissão que coordenou o concurso público do TJAM, em 2012.

Assumiu, em 2014, a Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas, permanecendo na função e assumiu o cargo de Corregedor-Geral de Justiça, entre julho de 2016 e julho de 2018.

Em 2020, foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) cujo mandado se encerraria em 2022.

O desembargador Thury também traz em seu currículo a experiência de coordenar os Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital e do Interior, função para o qual foi designado em 2015.

Ao longo de sua carreira de magistrado, também lecionou as disciplinas de Direito Penal e Processual Penal em diversas Faculdades do Amazonas.

Pular para o conteúdo