AMAZONASCOVID-19DESTAQUE

Governo prorroga medidas restritivas por mais uma semana e cancela feriado do carnaval

Novo decreto vai ampliar a liberação de delivery para material elétrico, hidráulico, peças de automotivas e determina que as aulas só retornarão pelo sistema remoto

As medidas de restrições de circulação em vigor atualmente no Estado do Amazonas, foram prorrogadas até o próximo dia 7 de fevereiro, buscando a redução do quadro grave na área da saúde causado pela pandemia.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (29/01) pelo governador Wilson Lima, em entrevista coletiva da qual participaram também o secretário de Estado da Saúde, Marcelus Campêlo e o chefe da Defesa Civil do Estado, major Adson.

Um novo decreto vai ainda suspender o ponto facultativo do feriado de Carnaval e determinar que o retorno das aulas na rede estadual será somente on-line.

Principais medidas

Novo decreto governamental, liberou o funcionamento das fábricas de itens embalagens de alimentos, bebidas, limpeza, higiene pessoal e remédios, além de sacolas para supermercados; ampliou o horário de funcionamento das feiras de produtos alimentícios de 4h às 15h para evitar aglomerações; liberou o delivery de materiais elétricos, hidráulicos, peças de veículos pesados, como ônibus, caminhões e ambulância, e pneumáticos, das 8h às 17h.

Lima explicou que o governo vai continuar avaliando o número de casos de Covid-19, assim como a situação da rede de atendimento para estruturar novas medidas. Ele lembrou que as restrições de circulação de pessoas continuam valendo por 24h. “As pessoas só podem sair em casos de emergência”, disse.

Para evitar viagens ou festas de qualquer tipo, Wilson Lima destacou que outro decreto irá suspender o ponto facultativo do Carnaval.

Aulas virtuais

Sobre o retorno das aulas de forma virtual, o governador disse estar sendo preparado um decreto que vai normatizar essa questão. Os alunos da rede estadual poderão acompanhar os conteúdos didáticos pelo link “Aula em Casa”. Mais informações sobre a questão serão repassadas na segunda-feira, de acordo com Wilson Lima.

Na coletiva, o major Adson Souza, chefe da Defesa Civil do Estado, anunciou o lançamento de um painel de monitoramento do número de pessoas vacinadas, assim como a distribuição de vacinas por município, no Amazonas. O painel está disponível nas redes sociais do Governo do Estado que poderá ser acompanhado por qualquer pessoa.

O Estado do Amazonas recebeu 450 mil vacinas, que foram distribuídas aos municípios com critérios estabelecidos em comum acordo com municípios.

Também falou de outro as orientações sobre as medidas de restrição impostas em cada fase da pandemia, que vão desde a fase verde até a roxa, que é atual. Nesse painel, estão definidos todos os protocolos de prevenção geral e específicos que devem ser seguidos pelos setores comercial, industrial e para todos os grupos em geral.

Ao destacar a lista de espera por uma vaga tanto em leitos clínicos quanto de UTI em todo o Estado, Wilson Lima disse que nenhum estado brasileiro enfrenta as dificuldades do Amazonas, por isso a necessidade de prorrogar as medidas de restrição.

Pular para o conteúdo