COVID-19DESTAQUE

Hospital Nilton Lins abre nesta terça-feira e atenderá casos de covid-19 e outras síndromes gripais

O hospital recebeu 66 bombas de infusão doadas pelo Ministério da Saúde. A unidade terá, inicialmente, 103 leitos exclusivos para pacientes vítimas do novo coronavírus, sendo 22 leitos de UTIs e 81 leitos clínicos.

A extensão da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, localizada no bairro de Flores, zona centro-sul de Manaus começa a funcionar nesta terça-feira (12/01). Destinada exclusivamente ao atendimento de pacientes com síndromes gripais ou suspeita de Covid-19, o novo espaço faz parte do pacote de medidas implementadas pela atual gestão municipal para enfrentar o crescente número de novos casos e agravos da covid-19 na capital amazonense.

A nova estrutura terá horário de atendimento de 7h às 19h e contará com assistência farmacêutica, coleta de RT-PCR (swab nasal – cotonete), teste rápido, três consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem e uma sala de acolhimento.

O Hospital Nilton Lins, que está sob administração da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu um total de 66 bombas de infusão e mil equipos, nesta segunda-feira (11/01), doados pelo Ministério da Saúde. Ao todo, o Amazonas recebeu, no último domingo (10/01), do Governo Federal, 373 bombas de infusão e 6,6 mil equipos, que serão enviados a outros sete hospitais da rede estadual de Saúde.

Foto: Divulgação Secom

Os equipamentos doados pelo Ministério da Saúde vão atender, sobretudo, pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A unidade terá, inicialmente, 103 leitos exclusivos para pacientes vítimas do novo coronavírus, sendo 22 leitos de UTIs e 81 leitos clínicos.

As outras unidades que vão receber os equipamentos e insumos são os hospitais João Lúcio, 28 de Agosto, Platão Araújo e Francisca Mendes, bem como os hospitais e prontos-socorros infantis das zonas sul e oeste de Manaus.

“Esses são equipamentos que a gente chama de bombas de infusão. Chegaram 66 unidades e todas elas serão remanejadas para UTI, onde estamos ampliando 22 leitos exclusivos para Covid-19. Para a gente, é de grande valia, porque cada paciente precisa de, pelo menos, cinco equipamentos como esse”, disse a diretora do hospital, Alessandra Santos.

Mais equipamentos – Além das bombas e equipos, o Ministério da Saúde também entregou ao Estado, no domingo, 50 monitores. Os equipamentos se somam aos respiradores e monitores que já haviam sido enviados pelo MS, desde o mês de novembro, quando a SES-AM deu início ao plano de contingência para o recrudescimento da Covid-19 no Amazonas.

No total, o Amazonas já recebeu do Governo Federal, em dois meses, 228 respiradores, 130 monitores e 373 bombas de infusão. Ainda está prevista, para os próximos dias, a chegada de mais 50 monitores.

Atendimento UBS

A Prefeitura de Manaus disponibilizou à população 22 pontos de atenção para atender a pacientes com suspeita de síndromes gripais e de covid-19. São 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) distribuídas em todos os Distritos de Saúde da cidade, duas clínicas da família e três Unidades Básicas de Saúde Móveis, para assegurar o acesso dos usuários às consultas médicas, orientações e tratamento para os casos positivos. A consulta aos endereços pode ser feita no link https://semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/UBSS-PREFERENCIAIS-COVID-AJUSTADO.pdf

Nas 22 unidades preferenciais da prefeitura, o usuário, ao chegar, passará pelo acolhimento, no qual é feita a triagem, sendo encaminhado para a avaliação médica, que indicará a necessidade de realização – ou não – da testagem rápida ou do exame RT-PCR.

Das 22, dez UBSs fazem coleta de RT/PCR (Arthur Virgílio, no Disa Norte; Morro da Liberdade e Theomário Pinto, no Disa Sul; Amazonas Palhano, Alfredo Campos e Leonor Brilhante, no Leste; e Deodato de Miranda Leão, no Distrito de Saúde Oeste; mais as três UBSs Móveis – Lago Azul, Cidadão 1 e Nova Vitória 2.

Nas outras, quando há indicação do exame RT/PCR, é feito o encaminhamento para uma das dez que fazem a coleta. O material é enviado para o Laboratório Central do Estado (Lacen), para a análise e divulgação do resultado.

Pular para o conteúdo