COVID-19DESTAQUESAÚDE

Unimed Manaus põe em prática plano de contingência para atender pacientes com Covid-19

Para tranquilizar usuários, Unimed informa que dobrou a capacidade de leitos da UTI, reestruturou protocolos e suspendeu, temporariamente, o atendimento particular, para priorizar seus usuários

Diante do aumento do número de casos e dos níveis críticos de ocupação na rede pública e privada, a direção da direção da Unimed Manaus informou nesta segunda-feira (28/12), por meio de nota, para tranquilizar seus usuários, que organizou um plano de contingência institucional para atender seus usuários diagnosticados com Covid-19. Entre as ações, foi estruturada uma ala do Hospital e Maternidade localizado no complexo hospitalar da Constantino Nery, zona centro-sul da capital, com atendimento exclusivo a esses pacientes.

De acordo com a diretora técnica da Unimed Manaus, médica Lucilaide Santos, diante do aumento dos casos de internação de pacientes com a Covid-19, o hospital decidiu suspender, temporariamente, o atendimento particular para priorizar os usuários do Sistema Unimed (Unimed Manaus, Fama, CNU e Unimed Seguros)

Lucilaide Santos explica que para enfrentar o novo coronavírus, foi instituído o “Comitê do Enfrentamento do Covid-19” para planejar e coordenar as ações implementadas. Entre as medidas, foi estabelecido um fluxo específico e padronizado na emergência para casos suspeitos.

Foram adquiridos novos equipamentos, tanto para atender os casos de Covid-19, quanto para os pacientes com outras patologias que necessitam de UTI.

Os protocolos de atendimento foram reestruturados para atender as vítimas da Covid-19, para as quais foi montada uma estrutura específica com equipamentos e pessoal especializado. Também foi elaborado um fluxo assistencial, pensado para estar distante das demais alas de internação, visando com isso, diminuir o impacto da transmissão cruzada.

No Pronto Atendimento, foi separado um espaço para recepcionar os pacientes que chegam a unidade hospitalar apresentando sintomas de contaminação pelo novo coronavírus.

Pular para o conteúdo