DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Ativistas do Movimento SOS Encontro das águas entregam manifesto ao Boi Garantido em Manaus

Sábado (26/12) às 15h no Largo São Sebastião, o movimento SOS Encontro das Àguas firma parceria com Boi Bumbá Garantido em defesa da homologação do tombamento do encontro das águas

O Movimento SOS Encontro das Águas entrega manifesto de sua causa ao Boi Bumba Garantido dia 26 de dezembro, às 15 horas, no Largo de São Sebastião, em um ato que busca somar apoio para confirmação da homologação do Encontro das Aguas como patrimônio Cultural, Etnográfico, Paisagístico e Arqueológico Nacional.

O Encontro das Águas foi tombado como patrimônio cultural e natural pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em novembro de 2010, mas a medida foi contestada e, atualmente, encontra-se no Superior Tribunal Federal (STF), onde tramita a Ação Cível Originária nº 2514.

O Movimento enfatiza no Manifesto que vai ser entregue ao presidente do Boi Garantido Antônio Andrade, que sua causa não inviabiliza soluções de logísticas para o desenvolvimento do Amazonas, considerando que há outras opções de empreendimentos de portos na área geográfica da cidade e do seu entorno.

O Boi Garantido e integrante de sua batucada criarão um ambiente festivo neste encontro de fortalecimento das causas amazônicas focado na cultura, meio ambiente e turismo como matriz do nosso desenvolvimento humano.

O tombamento assegurou a proteção dos 10 quilômetros contínuos do fenômeno, além dos 30 quilômetros quadrados do seu entorno, por seu valor histórico, cultural, estético, paleontológico, geológico e paisagístico como um patrimônio natural da Amazônia. As águas percorrem os municípios de Manaus, Careiro da Várzea e Iranduba, no Amazonas.

O encontro dos ativistas pró-tombamento do encontro das águas acontece no mesmo dia que o Garantido faz um tour pela cidade de Manaus, seguindo um roteiro nos principais pontos históricos da cidade, dentro do BusTur, o ônibus de estilo inglês operado por iniciativa privada concedida pela Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur).

Pular para o conteúdo