DESTAQUEELEIÇÕES 2020

Justiça Eleitoral cancela diplomação de Adail Filho até julgamento de registro de candidatura no TRE-AM

O julgamento que deve definir o rumo político do filho do ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, está remarcado para acontecer na próxima quinta-feira (17/12)

O juiz Marco Antônio Pinto da Costa, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), suspendeu nesta terça-feira (15/12), a diplomação do prefeito eleito de Coari, Adail Filho (Progressista). Na decisão, o magistrado argumentou que há uma grande probabilidade do Colegiado Eleitoral indeferir o registro de candidatura de Adail Filho.

Na decisão, o magistrado acolheu o argumento de que há altíssima probabilidade de o registro de candidatura de Adail Filho ser cassado pelo TRE-AM, pois, na última quinta-feira, 10, ele e os juízes eleitorais Márcio André Cavalcante e Victor Liuzzi Gomes votaram para impedir o progressista de retomar o poder em Coari em janeiro de 2021.

O julgamento que deve definir o rumo político do filho do ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, está remarcado para acontecer na próxima quinta-feira (17/12), após ser adiado duas vezes na semana passada por motivo de vista e suspeição do desembargador Elci Simões.

“Há altíssima probabilidade de provimento do RE para indeferir o RCAND do sr. Adail Pinheiro, dado que há três votos pelo provimento do recurso e um dos julgadores averbou-se suspeito“, diz trecho da decisão do magistrado.

Adail Filho enfrenta no TRE-AM um processo que questiona a legalidade de sua candidatura e por consequência sua reeleição, considerando a tese de que o núcleo familiar da família Pinheiro chegaria ao terceiro mandato seguido, o que não é permitido pela legislação eleitoral.

No dia 15 de novembro, Adail Filho foi reeleito prefeito de Coari, com 22.220 votos (59,45%), que teve como segundo colocado, Robson Tiradentes, com 8.871 votos (23,74%).

Pular para o conteúdo