DESTAQUEELEIÇÕES 2020

Fiscalização do segundo turno, em Manaus, mobiliza dezenas de policiais federais e promotores eleitorais

Policia Federal atua na prevenção e repressão a crimes eleitorais, enquanto os promotores estarão de plantão, em todas as dez as zonas eleitorais da capital, fiscalizando os locais de votação

Um contingente de 43 policiais federais está de plantão neste domingo, trabalhando no combate a pratica de crimes eleitorais neste segundo turno das eleições municipais em Manaus. Reforçando essa vigilância, o Ministério Público Eleitoral mantém de plantão promotores e servidores, em todas as dez as zonas eleitorais da capital, fiscalizando os locais de votação o cumprimento da lei e no combate aos crimes que possam ser cometidos por candidatos e eleitores.

O propósito é garantir que o pleito ocorra dentro da legalidade e que o eleitor manauara possa votar sem ser incomodado, exercendo o direito democrático do voto, escolhendo livremente o novo prefeito da capital amazonense, entre Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante).

De acordo com a assessoria, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno das eleições, a Polícia Federal do Amazonas, está com todo efetivo empenhado na prevenção e repressão a crimes eleitorais. “A atuação se dá em prioridade às suas atribuições regulares e em conjunto com as forças policiais estaduais e com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) ”, diz a nota enviada pela assessoria da PF.

A assessoria do Ministério Público Eleitoral informou que o trabalho dos promotores está sendo acompanhado pelos policiais do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (CAO-PE) do MP-AM. Eles estarão presentes em todas as dez zonas eleitorais da capital atuando diretamente na apuração e fiscalização de crimes eleitorais, como por exemplo, boca de urna, compra de votos, transporte de eleitores.

O trabalho do MPE neste domingo começou logo cedo, por das 6h, no acompanhamento do teste das urnas eletrônicas sorteadas pelo Tribunal Regional Eleitoral para serem auditadas. No total, são 3.526 urnas que estarão instaladas em 3.709 seções eleitorais, distribuídas em 463 locais de votação.

Como denunciar

É possível denunciar crimes eleitorais através um aplicativo criado pela Justiça Eleitoral, o Pardal, eu pode ser baixado no celular. Na plataforma são acolhidas denúncias sobre irregularidades durante as eleições.

Aplicativo, que existe desde 2014, o eleitor funciona um “fiscal” e isso facilita o trabalho de apuração por parte Tribunal Regional Eleitoral (TER-AM) e do Ministério Público Eleitoral.

Ao realizar a denúncia, o eleitor enviará foto da irregularidade, além de enviar um relatório demonstrando a irregularidade a ser investigada. Caso a denúncia aborde outro tema que não seja a propaganda eleitoral, a plataforma oferecerá o contato da ouvidoria do Ministério Público de cada localidade.

Pular para o conteúdo