DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Ações de arborização e paisagismo embelezam Manaus e ajudam a reduzir impactos do aquecimento global

Trabalho coordenado pela Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, presidida pela primeira-dama Elisabeth Valeiko, ocorre simultaneamente em seis frentes por várias zonas da cidade

Aproximadamente 40 locais, sendo canteiros, rotatórias e espaços públicos da capital amazonense já foram ajardinados e arborizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Já estão prontos, por exemplo, o canteiro da estrada do São Jorge, na confluência das avenidas Jacira Reis e Ipase, na zona Oeste, e o canteiro da avenida Buritis, em frente à sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), zona Sul.

Atualmente o trabalho de arborização e paisagismo está em andamento em ao menos seis áreas da cidade. Na rotatória do Armando Mendes (conhecida como bola da Samsung), no Distrito Industrial, uma das maiores áreas em extensão, com total de 12 mil metros quadrados. Mais da metade do projeto está pronta. Outro ponto onde o trabalho avança é na avenida Coronel Cyrillo Neves, que dá acesso à ponte sobre o rio Negro.

Nesta última segunda-feira (23/11) teve início o plantio das mudas ornamentais e arbóreas, substituição da grama e desenho dos canteiros na avenida Cirilo Mendes, rotatória do Samu-192 Manaus, próximo ao hospital Francisca Mendes, no complexo viário 28 de Março e no corredor entre as avenidas Efigênio Salles e das Torres.

O prefeito Arthur Neto e a primeira dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro, presidente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, estiveram visitando o local, para acompanhar o andamento dos trabalhos.

“Estamos vendo como esse projeto, coordenado pela minha esposa, está embelezando a cidade. Já temos lugares com a ornamentação bem bonita e a ideia é avançar e tornar Manaus cada vez mais verde. A ornamentação, junto com a arborização, proporciona um ambiente menos quente, mais agradável, ajudando a contribuir na luta contra o aquecimento global. Não quero ser parte de uma geração que deixou os netos e bisnetos sem condições de viver no planeta”, destacou o prefeito, após cumprimentar servidores pelo trabalho realizado.

Elisabeth Valeiko reforçou que o trabalho de paisagismo e arborização que vem sendo realizado em todas as zonas da cidade, não só a embeleza, mas ameniza as altas temperaturas e também promove uma associação do bem-estar, com o estético e a humanização das vias.

“Vamos cuidar do que é nosso! Esta cidade é sua, esta cidade é minha, e a manutenção dela é essencial. Não adianta fazermos um belo trabalho, como estamos fazendo, se não houver compreensão de que a manutenção dela depende de todos nós”, afirmou a primeira-dama.

A Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo é composta por integrantes do Instituto Aquila e das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); da Semmas; de Limpeza Urbana (Semulsp); de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); de Comunicação (Semcom), de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

 Fotos: Alex Pazuello e Ingrid Anne / Semcom

Pular para o conteúdo