DESTAQUESAÚDE

Primeiras 120 mil doses da vacina CoronaVac chegam ao Brasil nesta quinta

Vacina produzida em parceria pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac produziu anticorpos contra a Covid em 97% dos participantes.

As primeiras doses da vacina CoronaVac, produzida em parceria pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac, chegaram na manhã desta quinta-feira (19/11) ao Brasil. O primeiro lote, com 120 mil vacinas, foi despachado da China na segunda-feira e chegou a São Paulo após uma escala em Miami.

Após inspeção da vigilância sanitária, carregamento será levado ao Instituto Butantan

No centro de uma guerra política entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o carregamento foi recebido pelo tucano no aeroporto. A vacina, cujos estudos da chamada “Fase 3” ainda não poderá ser usada, já que ainda não tem a permissão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Interrupção e retomada na produção

No último dia 9 de novembro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu os estudos com a Coronavac, devido a uma ocorrência de “evento adverso grave” ocorrido em 29 de outubro.

Dois dias depois, após reunião entre técnicos da agência em Brasília, a Anvisa decidiu liberar a retomada dos testes com a vacina. O motivo da interrupção havia sido a morte de um dos voluntários a tomarem a vacina. Entretanto, posteriormente foi noticiada a informação de que a morte do homem se deu por suicídio.

A Anvisa, numa entrevista coletiva, afirmou que não havia recebido todas as informações do Instituto Butantan e não tinha conhecimento de que o possível problema com a vacina seria um suicídio, informação que não foi divulgada inicialmente a pedido da família do voluntário.

Foto: Reprodução/ Instituto Butantan

Pular para o conteúdo