DESTAQUEECONOMIA

Desenvolvimento sustentável da Amazônia mobiliza Suframa, Sudam, Basa e setor produtivo

Bioeconomia foi tema-chave na agenda ocorrida na manhã desta terça-feira entre representantes da Suframa, Sudam, Banco da Amazônia, Embratur, indústria, comércio, agropecuária e serviços

Ana Celia Ossame

Dirigentes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Banco da Amazônia (Basa) e representantes de diversas entidades de classe da indústria, do comércio, da agropecuária e do setor de serviços da região, se juntaram para definir estratégias e projetos que possam fomentar o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da Amazônia.

A primeira reunião do grupo aconteceu na terça-feira (10/11) e, de acordo com o titular da Suframa, anfitrião do evento, possibilitou um contato direto entre a nova superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos, e com o presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, com a classe empresarial e produtiva da região, além de aproximar, dirigentes e técnicos, visando futuras parcerias e ações conjuntas.

“O objetivo principal do ponto de vista da Suframa é interagir mais com esses órgãos, unificar esforços e atrair investimentos para a nossa região. Queremos também mostrar para a população que essas entidades estão interessadas em desempenhar um trabalho integrado buscando soluções e avanços em áreas estratégicas”, reforçou o superintendente.

Louise Caroline Campos, superintendente da Sudam, avaliou como positiva a aproximação com a Suframa e com outros atores envolvidos no processo de desenvolvimento da Amazônia, já que a nova gestão da instituição está focada em pessoas, buscando levar oportunidades e alternativas para a população. “Podem contar com a Sudam, pois o desenvolvimento tem que ser sistêmico. Imaginamos muitas parcerias e possibilidades e estamos à disposição para colaborar”, afirmou Louise.

Para o presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, é de suma importância que os órgãos de desenvolvimento da região se unam cada vez mais e trabalhem conjuntamente. “O Banco da Amazônia quer participar do processo de desenvolvimento como um todo. Por sermos um banco, trazemos um olhar diferenciado às discussões com esse viés econômico, buscando sempre fomentar a viabilidade e a competitividade dos projetos. Sem dúvidas, estamos prontos para atuar forte junto com a Suframa, Sudam, federações, entidades e demais parceiros na missão de fazer da Amazônia mais forte”, complementou.

Na ocasião, ocorreu também uma breve apresentação da gerente de Geração de Receitas da Embratur, Claudine Bichara de Oliveira, sobre um projeto pioneiro intitulado “Semana Internacional da Amazônia”, que está em estudo para ocorrer no segundo semestre do ano que vem e tem o objetivo de promover a divulgação internacional das oportunidades e atrações turísticas da região amazônica.

Ao final da reunião, representantes de entidades como a Câmara de Dirigentes de Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Associação Comercial do Amazonas (ACA), Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM) tiveram também a oportunidade de prestar contribuições às discussões e defender ideias visando ao desenvolvimento da região.

Bioeconomia

Na programação do evento, a bioeconomia foi tema-chave na agenda ocorrida na manhã desta terça-feira entre representantes da Suframa, Sudam, Banco da Amazônia e Embratur.

Os representantes dos órgãos visitaram o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), localizado no Distrito Industrial de Manaus, onde assistiram a uma apresentação institucional do Centro, visitaram unidades como laboratórios, central analítica e planta piloto industrial e conheceram in loco projetos inovadores desenvolvidos pelo CBA.

Foto: Foto Márcio Gallo/Suframa

Pular para o conteúdo