DESTAQUESAÚDE

Atendimento especializado e incentivo à saúde do homem são reforçados em unidades municipais de saúde, em novembro

Campanha “Novembro Azul”, da Prefeitura de Manaus promove ações de conscientização sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis, da prevenção e da realização de exames periódicos

Atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, na zona Centro-Sul, o advogado Samuel Pinto ressaltou que a saúde do homem é feita por escolha de bons hábitos. “Este mês é um período para a reflexão. A prevenção deve ser feita durante toda a vida do homem, com atividades físicas, prevenções médicas, a busca de cuidados específicos para manter uma qualidade de vida. Eu, com 49 anos e com todos os cuidados que tomo, ainda estou sujeito às intempéries de alguma doença”, alertou o advogado.

Devido a pandemia de Covid-19, que impôs medidas de distanciamento social, a programação irá ocorrer sem eventos que causem aglomeração, por meio da entrega de materiais informativos dentro das unidades de saúde do município. “Independentemente da idade e do ciclo de vida, é importante que o homem cuide de sua saúde. Não somente em relação à próstata, mas existem outras doenças que podem acometer o homem durante todos os períodos da vida. Assim, nossas unidades de saúde estão preparadas para recebê-los e orientá-los“, destacou a chefe do Núcleo de Saúde do Homem, Eliny Rocha.

Criado em 2003, o “Novembro Azul” é, também, uma campanha que alerta os homens a partir dos 40 anos sobre a prevenção do câncer de próstata. “Eu tenho o hábito de sempre estar realizando exames preventivos e aqui na UBS sempre fui orientado a quais exames estavam disponíveis e quais eu poderia realizar. Cuidar da saúde, principalmente na minha idade, é o bem mais precioso para uma vida tranquila”, comentou o autônomo Wallace de França, 52.

As equipes de saúde da Semsa estão realizando o trabalho educativo da campanha apenas dentro das unidades, com orientações e distribuição de materiais informativos aos usuários. As UBS e Policlínicas ainda oferecem serviços como: avaliação do cartão de vacina, vacinação, testes sorológicos para sífilis, HIV e hepatite, encaminhamentos para avaliação da saúde bucal, para os consultórios de tabagismo (para os homens que desejarem parar de fumar) e outros encaminhamentos em saúde, dependendo da necessidade.

“Historicamente, homens procuram os serviços de saúde em número muito mais reduzido do que as mulheres e isso acaba se refletindo na recorrência de doenças graves, que poderiam ser facilmente evitadas se os homens estivessem mais atentos à própria condição. Queremos discutir e capacitar os profissionais da Saúde municipal para trabalhar esse estímulo e reverter essa situação, como nos determina o prefeito Arthur Virgílio Neto”, observa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi Alves.

Casos

Em 2020, o câncer de próstata está em primeiro lugar nas estatísticas de novos casos de câncer entre homens no Brasil, sendo também a segunda causa de morte entre os que desenvolvem neoplasias malignas, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o que mostra a necessidade de levar a discussão sobre o assunto aos lares brasileiros.

Segundo dados do Inca, são estimados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil, em 2020. No Amazonas, a taxa estimada de incidência é de 42,50 casos para cada 100 mil homens.

Pular para o conteúdo