DESTAQUESAÚDE

Fiocruz prevê iniciar vacinação contra Covid-19 em março de 2021

Em entrevista dada neste dia 2, Nísia Trindade, presidente da Fiocruz destacou que produção do medicamento começa entre janeiro e fevereiro de 2021

A produção da vacina contra a covid-19 deve começar entre janeiro e fevereiro de 2021 e a imunização da população deve começar a ser feita em março desse mesmo ano. Quem garante isso é a presidente da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade. A estimativa é que até o mês de março a população já possa começar a receber a imunização.

A afirmação de Nísia foi após um ato pelo Dia de Finados ocorrido na manhã desta segunda-feira, 2 o Cemitério da Penitência, no Caju, Rio de Janeiro, com a presença de cerca de 50 pessoas. Na ocasião, foi inaugurada a pira —a “Chama da Esperança”—, que só será apagada quando houver a descoberta de uma vacina. Parte das chamas foram levadas para a Fiocruz, onde será fabricada da vacina.

De acordo com a presidente, “a chama na Fiocruz significa confiança no trabalho da ciência, de iluminação para o trabalho de toda a pesquisa da nossa instituição. Estamos trabalhando com a ciência para que essa mensagem de esperança se dê a partir de testes e da vacina. O papel da Fiocruz está sendo conduzir a pesquisa científica, reforçar o nosso Sistema Único de Saúde e produzir as doses”.

O medicamento, desenvolvido pela biofarmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, está na terceira e última fase de testes e todo o processo de produção da vacina será acompanhado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

DESENVOLVIMENTO

Desde o último mês de agosto, a Fiocruz e Anvisa vêm definindo a logística da produção da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e a AstraZeneca.

Dados da fundação revelam que o laboratório de Bio-Manguinhos realizará as etapas de formulação, envase e rotulagem da vacina, utilizando as instalações do Centro de Processamento Final e do Pavilhão Rockfeller –destinado à fabricação de vacinas virais e que tem certificação de boas práticas de fabricação e pré-qualificação da OMS (Organização Mundial da Saúde). Já a produção do insumo farmacêutico ativo será realizada no Centro Henrique Pena.

A VACINA

A Fiocruz com trabalha com 2 projetos de vacinas candidatas contra a covid-19. Há 11 existentes no Brasil, desenvolvidos em universidades e instituições de pesquisa públicas do país. Ainda não foi divulgado qual deles irá para a produção.

“A imunização será um dos processos para começar a mudar o impacto dessa pandemia que atingiu toda a sociedade”, destaca a pesquisadora, afirmando trabalhar com a ciência para que essa mensagem de esperança se dê a partir de testes e da vacina.

Pular para o conteúdo