MEIO AMBIENTEMUNDOREGIÃO AMAZÔNICA

Evento em Portugal discute sustentabilidade e projetos da Fundação Amazonas Sustentável

Serão nove horas de palestras e mesas redondas sobre a Amazônia com especialistas em desenvolvimento sustentável, educação e cultura.

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e o Instituto Amigos da Amazônia (iAMA), em conjunto com a Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA)  e a Rede de Soluções para Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-Amazônia), realizam nesta terça-feira (20/10), na cidade do Porto, em Portugal, o Seminário “A Amazônia e o Futuro da Humanidade”.

O evento, que será realizado no Tropical Hub, espaço multicultural sediado no bairro da Foz, marca o lançamento oficial do iAMA, uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como propósito mobilizar recursos para apoiar projetos de ação prática, voltados para a redução do desmatamento e da pobreza na Amazônia, com foco especial aos povos indígenas e populações tradicionais dos nove países da Bacia Amazônica.

“O iAMA já nasce imbuído da filosofia de trabalho da Fundação Amazonas Sustentável com 13 projetos que representam pequenos apoios a organizações da sociedade civil de vários países que compõem a Amazônia”, declara o Superintendente Geral da FAS, Virgilio Viana.

No seminário, reservado a convidados de Portugal e do Brasil, estarão na discussão nomes como do professor doutor e superintendente geral da  FAS, Virgilio Viana; professor doutor Éfrem Maranhão; professora Gisele Lins; atriz e ambientalista Christiane Torloni da professora Alíria Noronha; além de Randal Silva e Ricardo Levisky. 

Os temas debatidos serão o Papel da Amazônia para o futuro da humanidade, a Cultura e a educação como forças motoras para o desenvolvimento da Amazônia, Perspectivas para os fundos patrimoniais relacionados com cultura e meio ambiente no Brasil, Bem viver e felicidade na visão dos índios Baniwa e a Cooperação internacional como alavanca para projetos de redução do desmatamento e da pobreza na Amazônia. A programação encerra com a exibição do filme “Amazônia, o despertar da florestania”, dirigido por Christiane Torloni.

“O que nós pretendemos é ampliar a consciência da importância da Amazônia e suas populações para a humanidade. Não se trata apenas de preservação de árvores e povos indígenas, é uma questão de cuidar e promover o desenvolvimento sustentável de uma parte significativa da biodiversidade do nosso planeta”, defende a associada e fundadora do iAMA, Gisele Lins.

Pular para o conteúdo