DESTAQUEINFRAESTRUTURA

Pista do Aeroporto de Tabatinga passa por desemborrachamento

A pista de pousos e decolagens do terminal tem 2.150 metros de comprimento por 32 metros de largura. Para a realização dos serviços, cujo investimento é de R$ 40 mil

A Infraero conclui, nesta sexta-feira (18/9), o serviço de desemborrachamento na pista do Aeroporto Internacional de Tabatinga (AM). A ação é uma atividade de manutenção periódica e tem como objetivo garantir a melhor qualidade de operação da pista com a retirada da borracha deixada pelas aeronaves no momento do pouso.

A pista de pousos e decolagens do terminal tem 2.150 metros de comprimento por 32 metros de largura. Para a realização dos serviços, cujo investimento é de R$ 40 mil, a Infraero trabalha com equipamentos e técnicas específicas, como sistema de hidrojateamento de ultra alta pressão, medição de atrito com equipamento Grip Test e macrotextura com sistema de manchas de areia.  Os trabalhos estão ocorrendo fora do horário de movimento do aeroporto, de modo a minimizar possíveis impactos.

O superintendente do aeroporto amazonense, Edinelson da Silva Mota, explica que com a conclusão do serviço, pousos e decolagens em Tabatinga ficarão ainda mais seguros. “O desemborrachamento da pista é um trabalho essencial que atende a padrões internacionais de qualidade para garantirmos ainda mais segurança aos usuários do aeroporto”, destacou.

Com capacidade para receber 1,6 milhões de passageiros por ano, o aeroporto está localizado em um o ponto estratégico de apoio às operações da Força Aérea Brasileira (FAB), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Departamento de Polícia Federal (DPF).

Combate à Covid-19

O Aeroporto de Tabatinga conta com uma série de medidas para garantir a segurança dos passageiros e empregados no combate à pandemia do Covid-19. Todas elas em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de órgãos estaduais e municipais.

O terminal adotou todos os protocolos de higienização e segurança de passageiros e funcionários, intensificando a limpeza de áreas comuns do aeroporto, em especial banheiros, cadeiras de rodas, ambulifts, maçanetas e bem como ampliou a disponibilização de itens de higiene, como sabão, papel toalha e disponibilização de itens de higiene, como sabão, papel toalha em todo o aeroporto.

Além disso, desde o dia 24 de janeiro, o aeroporto está veiculando avisos sonoros da Anvisa em três idiomas, sobre cuidados relativos à higienização de mãos, distanciamento entre pessoas, e demais orientações de prevenção ao Covid-19. Na mesma data, a Infraero iniciou a divulgação de alertas sobre o vírus aos funcionários do aeroporto.   

Para mais informações, acesse o site http://www4.infraero.gov.br/coronavirus.

Pular para o conteúdo