SEGURANÇA

Operação ‘Centurião’ resulta na prisão de líder de uma organização criminosa da Venezuela

A ação teve o intuito de capturar “El Chuchu”, que articulava no Brasil um esquema no qual ele encomendava veículos roubados, alienados, alugados ou com restrições judiciais

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), em conjunto com a Polícia Federal (PF), a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) de Roraima e o Cuerpo de Investigaciones Científicas, Penales y Criminalísticas da Venezuela, deflagrou a operação “Centurião”, na manhã de terça-feira (15/09), que resultou na prisão de José Jesus Figuera Alcala, 30, conhecido como “El Chuchu”, líder de uma organização criminosa da Venezuela, que estava escondido no Brasil.

De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular da DERFV, a ação teve o intuito de capturar “El Chuchu”, que articulava no Brasil um esquema no qual ele encomendava veículos roubados, alienados, alugados ou com restrições judiciais dos estados do Amazonas e Roraima, para serem adulterados na Venezuela. O infrator estava foragido há cerca de três meses, quando quatro de seus comparsas foram presos pelas autoridades venezuelanas.

“A organização criminosa liderada pelo infrator foi responsável por despachar mais de 50 veículos, frutos dos atos criminosos, para outros países da América do Sul. Esses carros, após ingressarem em solo venezuelano, passavam por um processo ilícito, no qual eram emitidos, ilegalmente, documentos junto a outros criminosos que operavam no Instituto Nacional de Transporte Terrestre daquele país, onde eram confeccionadas placas clandestinas que facilitavam a circulação livremente dos automóveis nos países do eixo Mercosul”, explicou o delegado.

Segundo Túlio, a partir do compartilhamento de provas da PF em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros em linha reta de Manaus) com a DERFV, os policiais iniciaram as investigações e identificaram a participação de criminosos que já haviam sido presos anteriormente em outra operação realizada pela Especializada.

Prisão e apreensão – O titular da DERFV relatou que “El Chuchu” foi localizado e preso na tarde de ontem (15/09), em um condomínio de luxo onde ele mora, situado na rua Capitão Mendes, bairro Caçari, em Boa Vista. No local foi apreendido, ainda, um veículo modelo Ford Ka de cor vermelha, que teria como destino a Venezuela.

Ainda ao longo da ação, as equipes apreenderam três veículos em Tabatinga, sendo um de marca importada, um Chevrolet Onix e um Hyundai HB20, que seriam levados para a Colômbia. Cícero Túlio informou que os mandados de prisão e busca e apreensão foram expedidos no dia 10 de setembro deste ano, pela juíza Careen Aguiar Fernandes, da Central de Inquéritos Policiais.

Procedimentos – O infrator será indiciado por organização criminosa, receptação qualificada, fraude processual e estelionato. Ao término dos trâmites cabíveis, ele será levado para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde permanecerá à disposição da Justiça.

Pular para o conteúdo