DESTAQUEECONOMIA

Comércio de Manaus reivindica maior flexibilização do horário de funcionamento e capacidade de ocupação

Em carta conjunta encaminha ao governo do Estado, empresários pedem medidas menos restritivas, a partir de 15 de agosto, para garantir a manutenção das atividades empresariais no Estado

A carta conjunta endereçada ao governador Wilson Lima, protocolada nesta segunda-feira (10/8), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), dirigentes de entidades de classe do comércio de produto, bens e serviços pedem a flexibilização no horário de funcionamento e aumento da capacidade de pessoas em seus estabelecimentos, a partir de 15 deste mês de agosto. O argumento é de que essas medidas garantirão a manutenção das atividades empresariais no nosso Estado.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel-AM), Fábio Cunha, a solicitação feita ao governador é de grande importância para as associações. “Estamos acompanhando e sabemos que a situação é positiva em relação a Covid-19, em relação novos casos da doença, número de óbitos e leitos disponíveis,  e por isso solicitamos que aja uma flexibilização para que os bares, restaurantes e até mesmo aqueles que trabalham com alimentação fora do lar, possam normalizar o funcionamento de seus empreendimentos, argumenta o dirigente, que o setor está seguindo o protocolo de reabertura da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

Os representantes do setor se reuniram com o titular da SEDECT, Jório de Albuquerque Veiga Filho, e reiteraram o pedido de flexibilização que consta do documento encaminhado ao governador Wilson Lima: flexibilização do horário de funcionamento e o aumento da capacidade de público em bares e restaurantes e estabelecimentos do comércio em geral.

De acordo com o secretário Jório Veiga Filho, o documento deve ser encaminhado ao gabinete do governador, nesta terça-feira, onde as propostas devem ser analisadas nos próximos dias.

Além do presidente da Abrasel, assinam o documento encaminhado ao governador Wilson Lima, os representantes da Associação de Entretenimento do Estado do Amazonas (ASSEEAM), Associação Comercial do Amazonas (ACA), Associação dos Empresários do Vieiralves (AEV), Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), Federação das Câmaras de Lojistas do Amazonas (FCDL/AM) Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) e Câmara dos Dirigentes Lojistas Jovens (CDL Jovem Manaus).

Desde o último dia 6 de julho, o setor do comércio de produtos, bens e serviços da capital amazonense está funcionando até a meia-noite com a capacidade de público reduzida em 50%. Os estabelecimentos devem seguir os protocolos de segurança sugeridos pelos órgãos de saúde.

Pular para o conteúdo