CULTURADESTAQUE

Manauscult orienta trabalhadores e empreendedores culturais sobre a lei Aldir Blanc

Serão realizados nove encontros on-line com segmentos artísticos e culturais da cidade, para tratar sobre a aplicação da lei, criada para ajudar trabalhadores e espaços culturais afetados pela pandemia

No período de 27 a 31/7, a Prefeitura de Manaus, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult),  vai promover nove encontros on-line com segmentos artísticos e culturais da cidade, com o objetivo de dialogar com a classe e discutir a aplicação da lei Aldir Blanc, que visa auxiliar trabalhadores e espaços culturais afetados pela pandemia do novo coronavírus, na capital.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, o diálogo com as classes vai nos possibilitar compreender as necessidades de cada segmento, especialmente neste momento afetado pela pandemia, para aplicar a lei de maneira abrangente e democrática, da mesma forma como temos conduzido nossas políticas culturais, por meio de diversas ferramentas, como os editais.

“Ao longo das reuniões, iremos escutar as demandas dos segmentos e linguagens artísticas para criarmos dispositivos que possam dialogar de maneira efetiva com os agentes de cultura da cidade”, afirma.

As reuniões virtuais serão realizadas por meio da plataforma Zoom, por categoria artística, de acordo com o cronograma planejado pela Manauscult e pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura). Os links de cada reunião estão disponíveis no calendário completo abaixo, e também no portal Viva Manaus (vivamanaus.com). Todos os interessados poderão participar acessando os respectivos links, respeitando o número limite de integrantes suportado pelo sistema.

 Os encontros serão dispostos da seguinte forma: na segunda-feira, 27, acontecem as reuniões com as categorias de teatro, das 9h às 10h30; dança, das 11h às 12h30; e música, das 14h às 15h30. Na quarta-feira, 29, é a vez das categorias de audiovisual, das 9h às 10h30; artes visuais, das 11h às 12h30; e espaços culturais, das 14h às 15h30. Já na sexta-feira, 31, o ciclo de diálogos encerra com as categorias de manifestações culturais, de 9h às 10h30; circo e artesanato, de 11h às 12h30; e literatura e outros, de 14h às 15h30.

 Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Manauscult pelo e-mail leiemergencial.manauscult@gmail.com ou pelo telefone (92) 98842-7252.

Lei Aldir Blanc

Sancionada pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, a lei n° 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, prevê auxílio emergencial para trabalhadores e espaços culturais afetados pela pandemia do novo coronavírus. A lei estabelece o repasse de R$ 3 bilhões de verba federal a ser distribuída entre os Estados, Distrito Federal e municípios.

Cronograma

27/7 (segunda-feira)

9h às 10h30 – Teatro – bit.ly/reuniao-teatro

11h às 12h30 – Dança – bit.ly/reuniao-danca

14h às 15h30 – Música – bit.ly/reuniao-musica

29/7 (quarta-feira)

9h às 10h30 – Audiovisual – bit.ly/reuniao-audiovisual

11h às 12h30 – Artes Visuais – bit.ly/reuniao-artes

14h às 15h30 – Espaços Culturais – bit.ly/reuniao-espacosculturais

31/7 (segunda-feira)

9h às 10h30 – Manifestações Culturais (todas aquelas ligadas a expressões do patrimônio imaterial desenvolvidas por grupos, povos e comunidades) – bit.ly/reuniao-manifestacoesculturais

11h às 12h30 – Circo e Artesanato – bit.ly/reuniao-circo

14h às 15h30 – Literatura e outros (segmentos artísticos e culturais com outras identidades) – bit.ly/reuniao-literatura

Pular para o conteúdo