DESTAQUESEGURANÇA

Força Nacional será usada no Amazonas para combater crime organizado e narcotráfico

As Forças Armadas estarão na região para ajudar a combater também denúncias de narcotráfico e de crimes ambientais. Tudo será focado na região da calha do Rio Negro e Solimões

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciou nesta quinta-feira (23) a utilização das Forças Armadas por um prazo de 30 dias no Amazonas. O uso do efetivo começaria no dia 3 de agosto e seria usado para múltiplas finalidades. Entre elas, estaria o combate ao crime organizado.

Mas este não é o único objetivo. As Forças Armadas estarão na região para ajudar a combater também denúncias de narcotráfico e de crimes ambientais. Tudo será focado na região da calha do Rio Negro e Solimões.

Nos últimos meses, o governador do Amazonas, Wilson Lima, vem denunciando um aumento no número de mortes violentas na região. Essas mortes estariam ligadas ao crime organizado. Ainda de acordo com essas denúncias, as mortes estariam acontecendo também na capital do estado, Manaus.

Há alguns meses, Wilson Lima tinha pedido ajuda do governo federal nesse sentido. Em fevereiro, ele chegou a se reunir com o então ministro da Justiça, Sérgio Moro.  Na época, os dois discutiram estratégias para combater o crime organizado.

Nesta quinta-feira (23), o novo ministro da Justiça, André Mendonça, assinou uma portaria que permite a ação da Força Nacional na região. Aliás, essa portaria foi publicada no Diário Oficial da União.


Força Nacional

A portaria não deu detalhes sobre o uso desse efetivo da Força Nacional no Amazonas. Não se sabe, por exemplo, quantos homens seriam utilizados neste trabalho. Seja como for, pelas leis brasileiras, o uso da Força Nacional pode ser estendido, caso seja solicitado.

A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004, e tem sua sede na cidade de Brasília. O projeto é visto como um processo de cooperação de Segurança Pública do país. Pela lei, ela pode ser acionada quando um governador ou um ministro de estado requisitarem seus serviços.

Pular para o conteúdo