DESTAQUESAÚDE

FVS do Amazonas esclarece que é falsa mensagem sobre “alerta vermelho aos professores”

De acordo com a fundação, não há aumento significativo nos casos confirmados de Covid-19 em crianças e adolescentes em nenhuma das unidades de saúde pública estadual citadas na mensagem falsa

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou nota pública, esclarecendo que é falsa a mensagem intitulada sobre “Alerta Vermelho aos Professores” sobre explosão de casos confirmados da Covid-19 em crianças entre 8 e 13 anos nas unidades públicas de saúde de Manaus. O texto foi amplamente divulgado nesta sexta-feira (17/07) em redes sociais.

 A FVS-AM esclarece ainda que realiza o monitoramento diário de casos internados da Covid-19 junto às unidades de saúde públicas e particulares do Amazonas. E que o perfil epidemiológico de crianças e adolescentes relacionado à infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) está disponível, a toda sociedade, por meio do link https://bit.ly/3eLETvX, e é atualizado periodicamente.

Informa também que não há aumento significativo nos casos confirmados de Covid-19 em crianças e adolescentes em nenhuma das unidades de saúde pública estadual citadas na mensagem falsa.

A FVS apela a população para que evitar o compartilhamento de mensagens e áudios nos quais não há identificação da fonte da informação.

 A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, lembra que as notícias falsas, conhecidas por “fake news”, estimulam um desserviço para a sociedade. “É necessário ser crítico e não compartilhar mensagem se não tem certeza. Cada cidadão tem um papel importante no combate de notícias falsas”, alerta.

Pular para o conteúdo