EDUCAÇÃO

Campanha arrecada aparelhos tecnológicos para alunos sem acesso ao projeto ‘Aula em Casa’

Projeto assegura que os alunos da rede pública municipal e estadual de ensino tenham aulas em casa, em horário determinado na TV aberta, ou por sites e aplicativos, onde também podem interagir e tirar dúvidas

Com o slogan “Nem um a menos: solidariedade que acessa a educação”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou uma campanha para sensibilizar os servidores, parceiros e a sociedade em geral, para arrecadar, por meio de doações, aparelhos tecnológicos em boas condições de uso para alunos da rede municipal com dificuldades de acesso ao projeto “Aula em Casa”.

A ação é coordenada pelas Ocas do Conhecimento e Departamento de Gestão Educacional (Dege) e pretende receber doações de TVs, computadores, tablets, notebooks, celulares e conversores de TV digital, que possam ser usados pelos alunos que não conseguiram acompanhar as aulas virtuais, mas tiveram reforço em atividades com outras alternativas.

“Esses equipamentos serão doados para alunos carentes, tendo em vista a necessidade de acesso à educação por meio da tecnologia. A intenção é não deixar ninguém para trás, por isso a campanha se chama ‘Nem um a menos’, porque queremos garantir que todos os alunos tenham acesso ao Aula em Casa”, explicou a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo.

Além da doação de pessoa física, o projeto conta também com o apoio de outros parceiros. “As Ocas atuam na área de educação ambiental e também estão realizando atividades nesse momento de isolamento social. A ideia surgiu depois que sentimos falta de alguns dos nossos alunos durante as atividades on-line. Nos reunimos, montamos a campanha e mobilizamos parceiros para nos ajudar a conseguir mais doações”, informou Gina Gama, responsável pela coordenadoria das Ocas.

Um dos parceiros da campanha é o Instituto Soka, que já atua em diversas questões ambientais, juntamente com a Semed. “Esse projeto une força de vontade de quem vai doar, com a necessidade de quem está precisando. Educação de qualidade é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU e é onde nos baseamos para estabelecer as nossas ações. Acreditamos que a educação é a principal ferramenta de transformação do indivíduo e do mundo, principalmente em momentos difíceis como o que estamos vivendo atualmente com essa pandemia, por isso o instituto vai apoiar divulgando a campanha entre os nossos parceiros e internamente também”, pontuou a coordenadora de Projetos Ambientais do Instituto Soka, Tais Tokusato.

As doações serão recebidas na sede da Semed, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, até 30/11. As entregas para os alunos, de acordo com a arrecadação, acontecerão quinzenalmente. A previsão é que a primeira seja realizada no dia 31 deste mês.

Pular para o conteúdo