EDUCAÇÃO

Receosos em relação à pandemia, pais optam em manter filhos em casa, com aulas virtuais

Após consultar os pais, o Centro Positiviano de Ensino de Manaus implantou o sistema hibrido de ensino, onde o aluno assiste aula pela internet e, tendo dúvida agenda aula presencial com o professor

O Centro Positiviano de Ensino, localizado na zona leste da cidade de Manaus, decidiu consultar os pais antes da retomada das aulas presencias, autorizadas pelo governo a partir da segunda-feira (06/7). De acordo com o diretor da escola, Luiz Claudio da Silva, após uma jornada de reuniões segmentadas por séries escolares com pais e responsáveis, a escola entendeu que quem decide sobre mandar seu filho para escola num momento que ainda não inspira confiança são os pais e não um fragmento de decreto.
Luiz Claudio explica que como a maioria dos pais não estava segura em relação ao retorno das aulas presenciais, a escola então passou a adotar uma nova metodologia de ensino, mantendo as aulas virtuais, com os aulos em casa, mas disponibilizando a opção de aula presenciais para aqueles que precisassem desse atendimento.
“Com profundo respeito à preservação da saúde de alunos, colaboradores e professores, inovamos em oferecer a opção por uma aula presencial ou uma aula flexível, esta última, alicerçada em dois momentos”, esclarece.
O diretor explica ainda que num primeiro momento, os alunos assistirão as aulas em casa e, tendo dúvidas, num segundo momento, poderão agendar com o professor da disciplina uma aula partícula.
O mantenedor do Centro Positiviano de Ensino, Marcos Adelson Oliveira, esclarece que a metodologia de ensino adotada combina aprendizado online com o offline, em modelos que mesclam (por isso o termo blended, do inglês “misturar”) momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e entre aluno.
Segundo ele, essa nova metodologia difere do sistema hibrido que outras escolas estão implantando. “Ele por si só se diferencia quando não determina os dias de aula presencial, pois desobriga o aluno a vir para a escola em determinados dias taxados pela escola”, diz.
Espaço Maker
Este espaço será onde os alunos do Positiviano farão suas aulas práticas em conformidade com o preconizado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades realizadas no espaço também ganharam dispositivos protocolares de segurança sanitária.
O espaço Maker conta com ferramentas digitais e tecnológicas. É um convite ao protagonismo de novas ideias e criações, permitindo o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia e empatia.
O espaço Maker é organizado pelo coordenador, professor licenciado e educador Maker, Homero Lopes, em parceria com a supervisora pedagógica Lineide Saraiva, especialista em educação, e a economista Camila Oliveira.

Protocolo de Segurança Sanitária
Para atender aqueles pais que optaram que os filhos tenham aulas presenciais, a escola segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Lavamos, limpamos e sanitizamos nossas salas de aulas, banheiros e áreas livres. Um custo a mais para as escolas privadas, porém uma necessidade em nome da saúde de nossos alunos”, afirma o mantenedor.

Pular para o conteúdo