SAÚDE

Profissionais de saúde do interior do estado participam de capacitação para uso de equipamentos de suporte à vida

Desde da pandemia da Covid-19, a oferta de leitos de UCI com respirador aumentou no interior do Amazonas. Saiu de 49 para 114. Mais de 75 respiradores foram enviados pela Susam e MS

Profissionais de saúde dos hospitais de Anamã, Anori e Beruri participaram de curso de capacitação para o manuseio de respiradores, equipamentos que foram enviados pelo governo do Estado e também pelo Ministério da Saúde (MS), para reforçar o atendimento aos pacientes vítimas do novo coronavírus nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCI).

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizou a capacitação na quarta-feira (24/6), no município de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Desde os primeiros casos de Covid-19 registrados no interior, o número de leitos de UCI com respirador aumentou, saindo de 49 para 114. Foram enviados mais de 75 respiradores de aquisição da Susam e do Ministério da Saúde (MS), além de doações de outros itens para o interior do Amazonas.

O secretário executivo de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Espírito Santo, ressalta que, depois da estruturação dos hospitais dos municípios que são polos regionais de saúde, os subpolos e cidades com maior número de casos epidemiológicos de covid-19 estão recebendo os equipamentos. 

“Não estamos apenas entregando os respiradores, mas as equipes dos municípios vieram aqui para o polo (Manacapuru), estão levando os equipamentos para instalar nos municípios e assim, levando mais qualidade e saúde para a população. No momento Covid, esses equipamentos são importantes para ajudarem na assistência aos pacientes e após a pandemia, será um legado para os municípios”, disse.

O enfermeiro Sandro Silva, de Anori, participou do treinamento e enfatizou que o aprendizado será disseminado aos demais profissionais do município. “Vai ajudar a diminuir os encaminhamentos que fazemos para as cidades que nos dão suporte, a população vai ser melhor atendida e os profissionais estarão preparados para o atendimento”, afirmou.

Fotos: Geizyara Brandão/ Susam

Pular para o conteúdo