DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Secretarias de Meio Ambiente alinham estratégias de combate ao desmatamento e queimadas no sul do Estado

Amazonas ocupa o 3º lugar no ranking de desmatamento entre os estados da Amazônia Legal, com os maiores índices de 2020 concentrados em Apuí (112,22 km²), Lábrea (109,51 km²) e Boca do Acre (28,54 km²)

A região sul do Amazonas concentra cerca de 90% dos alertas de desmatamento emitidos no estado, de janeiro a maio de 2020, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com o objetivo de alinhar as estratégias de atuação entre Estado e Municípios para conter o avanço do desmatamento, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (17/06), com representantes ambientais de municípios do Sul do Amazonas.

De acordo com o levantamento, o Amazonas ocupa o 3º lugar no ranking de desmatamento entre os estados da Amazônia Legal, com os maiores índices de 2020 concentrados em Apuí (112,22 km²), Lábrea (109,51 km²) e Boca do Acre (28,54 km²). Já em relação às queimadas, o estado é o 6º da região em número de focos de calor registrados nos cinco primeiros meses do ano, com um total de 281 notificações.

Foto: Divulgação/Sema

O encontro foi realizado de forma on-line e reuniu os secretários de Meio Ambiente de Apuí, Boca do Acre, Humaitá, Lábrea, Manicoré e Novo Aripuanã, além de representantes de Autazes e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A proposta é integrar as gestões do Estado e das prefeituras no combate e prevenção aos crimes ambientais, segundo explica o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

“Esse encontro acontece justamente logo depois do lançamento da Operação Curuquetê 2, para integrar nossos esforços a fim de fortalecer a governança ambiental do Estado, sobretudo, neste momento em que identificamos um aumento antecipado do desmatamento no Sul do Amazonas. Esse diálogo é extremamente importante para estabilizar essa curva e impedir um período de queimadas mais severo durante a estiagem”, pontuou.

Durante a reunião, técnicos da Sema apresentaram um panorama do desmatamento e queimadas no estado, realizado a partir do monitoramento diário dos dados do Inpe, por meio da Sala de Situação da Secretaria.

Operação Curuquetê 2 – Como parte das ações de controle do desmatamento e queimadas, o Governo do Amazonas lançou, nesta terça-feira (16/06), a segunda etapa da Operação Curuquetê.

Equipes coordenadas pelo Ipaam já estão em Humaitá, desde o domingo (14/06), para o planejamento da dinâmica em campo, no Sul do Amazonas, que terá atuação prioritária das ações de combate junto à Região Metropolitana de Manaus (RMM). Além de montar a base da Operação, as equipes já realizam ações de fiscalização em madeireiras que atuam no perímetro.

A ação integrada entre órgãos ambientais e de Segurança Pública do Estado acontece em articulação com as Forças Armadas, que atuam na operação Verde Brasil 2, deflagrada pelo Governo Federal por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O apoio visa alcançar sobretudo os territórios federais, que reuniram 79% dos alertas de desmatamento emitidos neste ano, conforme o Inpe.

A Operação faz parte das ações de comando e controle do Plano de Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas do Amazonas (PPCDQ-AM), lançado no último dia cinco de junho, a fim de orientar estrategicamente a governança ambiental do Estado para o biênio 2020 e 2022. Além das atividades de repressão aos crimes ambientais, o PPCDQ-AM inclui ainda ações voltadas para o ordenamento territorial e estímulo da bioeconomia.

Pular para o conteúdo