DESTAQUEPOLÍTICA

Wilson Lima vai à Justiça para que conduta do conselheiro do TCE, Ari Moutinho seja apurada e punida

Durante audiência pública virtual, visivelmente alterado, Ari Moutinho ofendeu e fez graves acusações ao chefe do Executivo e a pessoas que participavam da sessão

Alvo de acusações e ofensas pessoais proferidas pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ari Jorge Moutinho da Costa Junior, o governador do Amazonas, Wilson Lima afirmou, por meio de nota divulgada, na noite de segunda-feira (15/6), que vai tomar providências legais para que a conduta do conselheiro, seja apurada e punida.

De acordo com a nota, Wilson Lima afirma que tomou conhecimento das acusações ontem à tarde e que vai adotar as medidas legais cabíveis. “Repudio veementemente as acusações a mim proferidas. A postura é absolutamente inadequada a liturgia que deve ser seguida no exercício do cargo por ele ocupado”, afirma o governador.

Wilson Lima argumentando ainda que “a democracia permite ideias divergentes, mas são inadmissíveis ataques a honra de quem quer que seja” e diz que os ataques e ofensas proferidas por Ari Moutinho “não é um ataque vil ao cidadão Wilson Lima. É uma ofensa grave ao cargo de governador constituído democraticamente pelo povo”.

Ari Moutinho, durante audiência pública virtual, organizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na tarde de ontem, em que se discutia a abertura do mercado do gás natural no Estado, visivelmente alterado, proferiu ofensas pessoais e fez graves acusações ao chefe do Executivo e a pessoas que participavam da sessão.

O conselheiro, sem apresentar provas ou documentos que comprovassem a acusações que fazia, disparou ofensas como “bandidos, canalhas e ladrões”. Ari Moutinho chamou o governador de “analfabeto, imbecil, ladrão”. “
Ainda no campo das ofensas, o conselheiro do TCE afirmou que Wilson é o “chefe da quadrilha” e acrescentou que o governador é “cleptomaníaco”, e que está sendo investigado pela Procuradoria-Geral da República.

Reprovação

Embora o Tribunal de Contas do Estado não tenha se manifestado oficialmente sobre o comportamento do conselheiro Ari Moutinho, que inclusive já presidiu a Corte de Contas, a conduta dele foi reprovada pela maioria dos conselheiros. Na opinião dos pares de Ari Moutinho ele agiu por conta própria, e seu comportamento não reflete o pensamento da Corte.

Confira a íntegra a nota do governador

Nota

Tomei conhecimento na tarde de hoje do pronunciamento do Conselheiro do TCE-AM Ari Jorge Moutinho da Costa Jr durante audiência pública virtual realizada pela Assembleia Legislativa.

Repudio veementemente as acusações a mim proferidas. A postura é absolutamente inadequada a liturgia que deve ser seguida no exercício do cargo por ele ocupado.

A democracia permite ideias divergentes, mas são inadmissíveis ataques a honra de quem quer que seja. Não é um ataque vil ao cidadão Wilson Lima. É uma ofensa grave ao cargo de governador constituído democraticamente pelo povo.

Deixo registrado aqui que tomarei todas as providencias legais cabíveis para que tal conduta seja apurada e punida pela justiça.

Pular para o conteúdo