DESTAQUESAÚDE

Grupo Samel empresta expertise para ajudar Roraima a montar hospital de campanha para vítimas da Covid-19

Equipamentos, medicamentos e profissionais da Samel serão disponibilizados para ajudar na abertura do hospital de campanha em Boa Vista, com 80 novos leitos no Hospital das Clínicas, sendo 10 de UTI

Após uma gestão exitosa no Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, que concedeu mais de 590 altas até esta terça-feira (16/6), o diretor do Grupo Samel, Ricardo Nicolau, está dando suporte a uma ação de apoio ao estado de Roraima em resposta ao pedido do Ministério da Saúde e de parlamentares roraimenses. Profissionais da rede hospitalar privada, equipamentos e medicamentos estão sendo disponibilizados para ajudar na abertura do hospital de campanha local e de 80 novos leitos no Hospital das Clínicas, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na tarde da última segunda-feira (15/6), após desembarcar em Boa Vista (RR), Ricardo Nicolau foi recebido por autoridades locais, como o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier, e o deputado federal Ottaci Nascimento (SDD/RR). Em seguida, participou de uma reunião de trabalho com a presença do governador de Roraima, Antonio Denarium.

Ricardo Nicolau se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier, e o deputado federal Ottaci Nascimento (SDD/RR).

“Estamos aqui em nome da Samel, a empresa do Amazonas que desenvolveu a Cápsula Vanessa e um protocolo que, graças a Deus, deu muito certo em Manaus, tantos nos hospitais privados quanto no Hospital de Campanha da prefeitura. A nossa vinda é para implantar essa tecnologia nas unidades de saúde, conversar com os fisioterapeutas e com os médicos e demonstrar o êxito que nós tivemos na capital amazonense, para que Roraima possa ter os mesmos resultados que tivemos”, pontuou Ricardo Nicolau.

De acordo com Ricardo Nicolau, o Grupo Samel enviou para Roraima 50 unidades da Cápsula Vanessa, dez monitores completos, 25 BiPAPs, 20 bombas de seringa, 25 traquéias, 25 máscaras de ventilação não invasiva, 30 extensores de seringa e medicações de tratamento da Covid-19. Dez respiradores e um ventilador mecânico de transporte, doados pelo Ministério da Saúde, também foram remanejados para a cidade. Além disso, médicos e fisioterapeutas da empresa desembarcam ainda esta semana na capital roraimense para implantar os mesmos métodos feitos em Manaus.

A tecnologia e os protocolos da rede de saúde privada se tornaram referência após a recuperação de mais de 1,3 mil pacientes nos hospitais privados da Samel e no Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, fruto de parceria público-privada. O destaque ficou por conta da Cápsula Vanessa, mecanismo que permite a ventilação não invasiva de pacientes, evitando a entubação orotraqueal precoce.

Apoio

A ida de Ricardo Nicolau para Roraima surgiu a convite do ministro interino de Saúde, general Eduardo Pazuello. “Ele pediu que a gente pudesse estender a nossa ajuda para o Estado de Roraima. Estamos aqui com muita disposição, garra, força e a fé. Vamos dispor de toda a nossa tecnologia, de todos os nossos protocolos, de todas as forças possíveis, para que a nossa missão aqui, de salvar vidas, seja exitosa”, assegurou o diretor do Grupo Samel.

Após a primeira reunião com Ricardo Nicolau, o governador de Roraima agradeceu a parceria. “É muito importante essa parceria com o Hospital Samel de Manaus. Estamos recebendo aqui, em Boa Vista, o deputado Nicolau, trazendo experiências que deram resultados extraordinários no Amazonas e que vão ser muito importantes para o estado de Roraima”, declarou Denarium.

O deputado federal Ottaci, que conheceu pessoalmente a estrutura do Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, afirmou que o momento é de satisfação. “Nós visitamos o grupo e, hoje, estamos aqui, tendo a grata satisfação de poder receber esse profissional, junto com o Governo de Roraima, para implantar tudo aquilo que deu certo no Amazonas. Eu, como deputado federal, não poderia estar aqui e deixar de participar dessa luta junto com todo esse grupo. Muito obrigado, Dr. Ricardo”, agradeceu.

Pular para o conteúdo