CIDADANIACULTURA

Governo do Amazonas compra mais 50 toneladas de produtos regionais para doação a entidades socioassistenciais

Produtos foram adquiridos de agricultores de Autazes, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Benjamin Constant, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea e Manaus.

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), adquiriu nesta semana mais 50.465 quilos de produtos regionais oriundos da agricultura local. Os alimentos serão disponibilizados, nesta quarta-feira (10/06), para as secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Assistência Social (Seas), e para o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), responsáveis pela distribuição dos mantimentos a pessoas em vulnerabilidade social.

A aquisição desta semana é oriunda da produção rural de agricultores nos municípios de Autazes, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Benjamin Constant, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea e Manaus.

Esta já é a 12ª entrega, totalizando 1.083 toneladas de alimentos já comprados pelo Governo do Estado durante a pandemia. “Esta ação emergencial mantém ativa a economia do setor primário, pois os alimentos comprados são de associações, cooperativas, agroindústrias e produtores individuais cadastrados nos programas da Agência, inclusive as Feiras de Produtos Regionais”, explica o presidente da ADS, Flávio Antony Filho.

Entre os produtos adquiridos nesta semana estão abóbora, banana-pacovã, banana, batata-doce, cheiro-verde, couve, feijão-de-metro, filé de pirarucu, farinha amarela, pimenta-de-cheiro, limão, mamão, macaxeira, maxixe, polpa de frutas, pimentão, farinha de tapioca, entre outros.
Do montante, 10.465 quilos são da produção de feirantes da ADS na Região Metropolitana e 40 toneladas são dos credenciados no Edital n° 003/2019, beneficiando no total 91 fornecedores em 12 cidades.

Lanches

O Governo do Amazonas também adquiriu 1 tonelada de lanches regionais preparados pelos empreendedores do setor de alimentação das Feiras da ADS. Entre os alimentos, que serão disponibilizados para os órgãos estaduais de assistência social, estão sucos naturais, tapioca recheada, pastéis, bolos, mingau, açaí, entre outros. A ação beneficia diretamente 30 feirantes.

Todos os alimentos são destinados a pessoas em vulnerabilidade social e entidades filantrópicas atendidas pela Sejusc, Seas e FPS. A entrega dos produtos será realizada nesta quarta-feira (10/06), a partir das 9h, na Central de Abastecimento da ADS, localizada em Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus).

Pular para o conteúdo