DESTAQUE

FVS aponta redução de até 48% nos casos de vítimas fatais de Covid-19 no Amazonas

Boletim divulgado neste sábado (06/6), pela Fundação de Vigilância em Saúde também traz redução de 38% no número internações de pacientes infectados pelo novo coronavírus, no estado

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas registrou 1.119 novos casos do Covid-19 neste sábado (06/6), elevando para 48.785 o número de casos da doença, em todo o estado. A maioria dos casos foi diagnosticada no interior, 28 mil (57,39%). Na capital, são 20 mil 785 (42,61%). Foram registradas mais 33 mortes, nove delas nas últimas 24 horas, elevando para 2.232 o total de mortes.

Apesar do aumento do número de novos casos de Covid-19, a diretora presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, apontou uma redução de 48% nos casos de vítimas fatais, nas últimas duas semanas de maio, em comparação com o período de 17 a 23 ao de 24 a 30 de maio. “Saiu de 205 para 107 óbitos confirmados para Covid-19”, informou.

Essa redução também foi observada em Manaus, acrescentou a diretora. No mesmo período de maio, o percentual de óbitos por Covid-19 na capital caiu de 131 para 64 óbitos. De acordo com dados da Prefeitura de Manaus desta sexta-feira (05/06), foram registrados 50 sepultamentos, sete óbitos domiciliares e uma cremação.

A redução do número de óbitos e internações em pacientes com diagnóstico da Covid-19, associada à diminuição de casos agudos confirmados por meio do exame RT-PCR, bem como a ampliação da capacidade de resposta da rede de assistência de saúde na capital e no interior do Estado, são indicadores que contribuíram para a decisão de flexibilização gradual anunciada pelo Governo do Estado. Os indicadores continuam sendo monitorados pelo Comitê de Crise e vão indicar a possibilidade de avanço em cada ciclo de reabertura de atividades não essenciais.

Em relação aos novos diagnósticos, a diretora presidente da FVS-AM explica que o aumento do número de casos confirmados no estado tem relação com a ampliação da rede de diagnóstico da Covid-19 na rede de atenção básica em Manaus e no interior do Amazonas, pois os municípios receberam teste rápido da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e muitas prefeituras também adquiram.

Ainda de acordo com Rosemary Costa, com o aumento de testes, casos sintomáticos estão sendo rapidamente diagnosticados e isolados. “É importante esclarecer que a transmissão, nesses pacientes, ocorreu há mais de oito dias, sendo possível o diagnóstico com teste rápido”, pontuou.

Para a diretora, outro indicador importante, que está em constante monitoramento é o número de pacientes internados no Amazonas. “No período de 17 a 23 de maio ocorreram 386 internações, já no período de 24 a 30 de maio foram 238 internações, uma redução de 38%”, constatou. A diretora da FVS-AM destacou que o número é ainda maior em Manaus. “A redução na capital é de 52%. Na semana de 17 a 23 de maio foram 181 internações, de 24 a 30 de maio caiu para 87 internações”, completou.

Pacientes recuperados

Ao todo, 39.229 pessoas já passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença. O boletim aponta ainda que 7.324 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, ou seja, são casos confirmados nos últimos 14 dias, que se encontram internados ou em isolamento domiciliar.

Internações

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 402 pacientes internados, sendo 241 em leitos clínicos (42 na rede privada e 199 na rede pública) e 161 em UTI (49 na rede privada e 112 na rede pública).

Há ainda outros 415 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 297 estão em leitos clínicos (36 na rede privada e 261 na rede pública) e 118 estão em UTI (23 na rede privada e 95 na rede pública).

Notificação

A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-AM a partir de informações obtidas em três sistemas de informação: e-SUS notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) até as 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 55.255 casos, enquanto no interior do estado o número chega a 51.960.

As notificações são realizadas pelas vigilâncias epidemiológicas dos municípios, por meio de sistema de informação de saúde, e repassadas para a FVS-AM, que consolida os dados. Os casos notificados são confirmados ou descartados, futuramente, por exame laboratorial ou testes rápidos.

Ocupação de leitos

De acordo com números consolidados pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) nesta sexta-feira (05/06), a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid era 64% e a taxa de UTI não-Covid era de 64%.

Em relação aos leitos clínicos Covid a taxa de ocupação estava em 43% nesta sexta, já os leitos não-Covid registravam 57% de ocupação.

Pular para o conteúdo