CIDADANIA

Estudantes de comunidades ribeirinhas de Manacapuru recebem merenda em casa, durante a pandemia

Aproximadamente 1,5 mil kits do programa foram distribuídos em 14 escolas do município, que fica na região metropolitana de Manaus, beneficiando 5.401 mil alunos

“Estes kits vieram na hora certa”. A frase, dita com um largo sorriso no rosto, pelo agricultor Souzimar Brito, pai de duas crianças da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, comunidade ribeirinha do município de Manacapuru, dá a dimensão exata da importância do programa Merenda em Casa, do governo do estado do Amazonas.

Criado para manter os alunos alimentados, enquanto eles não podem ir a escola, em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o programa beneficia mais de 400 mil estudantes, em todo o Amazonas.
O agricultor reclama que durante a pandemia causada pelo novo coronavírus prejudicou o trabalho. “Por conta do isolamento social, tivemos o nosso o trabalho autônomo prejudicado. Com isso, poder receber este benefício é uma iniciativa muito boa”, agradeceu o pai.

Na segunda-feira (1º/06), aproximadamente 1,5 mil kits do programa foram distribuídos em 14 escolas do município, situado a 68 quilômetros de Manaus. De acordo com o coordenador regional de Educação, Paulo Itaciomar, até a sexta-feira (05/06), outras 4 mil cestas de alimentos deverão ser distribuídas a estudantes da rede estadual no município, finalizando, assim, a primeira etapa de entregas em Manacapuru.

“Neste primeiro momento, a distribuição deve alcançar 5.401 estudantes de 14 escolas da rede estadual, até a sexta-feira. No segundo momento, outros 7.289 alunos terão acesso aos kits, o que contabiliza 12.690 estudantes contemplados com o benefício”, explicou.

A primeira parte da entrega dos kits seguirá durante toda a semana, em dois períodos (manhã e tarde), nas 14 unidades de ensino da cidade. A segunda etapa da distribuição do benefício está prevista para acontecer ainda esta semana.

Força-tarefa

A secretária executiva adjunta do Interior da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Ana Maria Araújo, acompanhou a entrega dos kis de merenda escolar em Manacapuru e falou sobre os cuidados que estão sendo adotados, para evitar aglomerações e, consequentemente, aumentar o risco de contagio da Covid-19.

“Nós montamos uma força-tarefa em todas as unidades escolares, a fim de realizar a entrega sem causar aglomeração e seguindo todos os protocolos de saúde. Em todas as escolas, disponibilizamos álcool em gel na entrada, bem como orientamos aos pais, responsáveis e alunos maiores de idade que respeitem a distância mínima de outras pessoas, evitando, assim, aglomerações e o risco de contágio pelo novo coronavírus”, contou.

Para Darci Gomes da Silva, que atualmente tem duas crianças matriculadas na Escola Estadual Agra Reis, a distribuição dos kits do programa “Merenda em Casa” auxilia, ainda, famílias carentes do município. “Este benefício contribui diretamente para o rendimento de crianças durante o período de aulas on-line, bem como colabora com as famílias que tiveram seus ganhos prejudicados”, afirmou.

Fiscalização

O presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Jezanias Souza, também esteve no início das entregas dos kits do “Merenda em Casa” e visitou postos de distribuição em Manacapuru. “Nossa função é fiscalizar e acompanhar iniciativas que integram os programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Regionalização de Merenda Escolar (Preme) e, ainda, o ‘Merenda em Casa’, com intuito de garantir que todos estes alimentos cheguem a estas famílias”, explicou

Pular para o conteúdo