COLUNASWilson Périco

Que país é este?

por Wilson Périco

“Nas favelas, no Senado/ Sujeira pra todo lado/Ninguém respeita a Constituição/Mas todos acreditam no futuro da nação/Que país é este?”

Prioridades estranhas

O que esperar de um País que sua Suprema Corte exige averiguar o celular do Presidente da República, mas não se interessa em saber quem tentou matá-lo?

Onde Governantes impõem o isolamento social para os trabalhadores e as pessoas de bem, mas tira do isolamento os marginais condenados em presídios das ressalvas, embargos e impunidades. País onde a Democracia é o regime em vigor em que, ironicamente, o presidente da Câmara diz que não dará ouvido ao clamor da sociedade?

O Ibope da morte

Um País em que se “enaltecem” as notícias/informações sobre estatísticas das mortes ao invés de celebrar quem se recuperou e sobreviveu ? Um País onde um ex-presidente comemora e dá Graças a Deus pela pandemia dizendo que ela ajudará sua “facção” a recuperar o poder e a justiça não finge que não é com ela??

Estado de direito ou direito do descaso?

Um País onde outros poderes da República se preocupam em, tão-somente, desmerecer e diminuir a figura que está no Presidência por escolha popular, desrespeitando a Constituição onde está escrito a equiparação e autonomia dos três poderes que respondem pelo Estado de Direito. Um País em que se tem registros documentados de integrantes do Congresso Nacional “tramando” o caos para deteriorar/desestabilizar o poder executivo, diante dos quais a justiça nada faz ?

O caos ou a construção?

Um País em que o desemprego aumenta vertiginosamente e o governo fala que vai reduzir impostos de importação penalizando a quem produz e gera empregos aqui? Por que premiar a quem exporta para o Brasil? E o pior de tudo: que país é este em que, diante da extrema angústia e sofrimento de sua população, a classe política consegue priorizar o confronto político eleitoral, o embate mesquinho e desvairado pelo poder, assessorada pelas poderosas máquinas Comunicação? “Um nós contra eles que acabará em caos e destruição… Ou será que ainda somos capazes de construir uma grande Nação???


Wilson Périco é economista, empresário e presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas – CIEAM.

wilson.perico@wlbp-consulting.com


Pular para o conteúdo